UNEB está entre as 10 universidades públicas com menor índice de abandono no Brasil

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está na 10ª colocação entre as universidades públicas do Brasil com o menor índice de abandono. A taxa de evasão é de 10,17%, ou seja, a cada 100 estudantes, menos de 11 abandonam a universidade antes da formatura. Isso se dá devido à qualidade do ensino, pesquisa e extensão ofertados aos estudantes.

A UNEB criada e idealizada em 1983 é uma das maiores universidades do país. Possui atualmente 24 Campus, 2 Campi avançados e 29 Departamentos localizados em cidades da capital e do interior da Bahia. E conta com uma média de 25 mil estudantes, 2.400 professores e 1.525 técnicos. A UNEB é uma universidade popular e inclusiva que oportuniza o ingresso de estudantes vindos de espaços populares que encontram na instituição a possibilidade de impactar suas vidas.

Nesse sentido, a diretora do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, Suzzana Alice Lima, ressalta que “a UNEB promove mudanças significativas na vida das pessoas que conseguem concluir o curso. As próprias histórias pessoais de alunos egressos da universidade são inspirações para outros estudantes continuarem e concluírem essa etapa na universidade, gerando um ciclo de lutas e vitórias”.

Assim como a egressa do curso de Pedagogia do DEDC VII da UNEB, Viviane Brás, que após concluir a graduação ingressou no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) também na UNEB, e atualmente é professora substituta no DEDC VII onde iniciou os estudos do ensino superior, e encontrou a oportunidade de crescer profissionalmente, de mudar a sua vida e a dos que estão ao seu redor.

Viviane destaca a importância que a UNEB tem para a sociedade. “A UNEB representa um espaço de transformação social, política, econômica e cultural. Ela tem um valor singular. É um espaço de inclusão social que tem possibilitado, principalmente nos campis do interior, o acesso ao ensino superior de pessoas que não tinham nenhuma perspectiva. Eu, por exemplo, que vim de família humilde e da escola pública, não teria como estudar nas grandes capitais, e a UNEB com seu programa de extensão possibilitou esse acesso mais viável e de qualidade”.

A professora Viviane conclui ainda que “sem a UNEB, eu não seria o que sou hoje, numa perspectiva pessoal, emocional, profissional, acadêmica e financeira. Sou muito grata a UNEB e a todos que fazem parte dela”, finaliza.

Veja também