UNEB em Senhor do Bonfim ganhará reserva técnica para vestígios arqueológicos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)

O Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, ganhará a construção de uma reserva técnica para o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (LAP), onde serão guardados vestígios arqueológicos. A construção do espaço é resultado do convênio firmado entre o DEDC VII, o LAP e a empresa de energia eólica EDF Renewables que está presente na região semiárida.

Atualmente, o DEDC VII possui uma reserva técnica pequena que abriga um acervo arqueológico e paleontológico, porém não está de acordo com o que é exigido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que fiscaliza esse tipo de patrimônio no país.

Assim, a coordenadora do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia, Cristiana de Cerqueira, declarou que o IPHAN exigiu que a UNEB fizesse adequação do prédio onde se encontra o laboratório para que pudesse ter um laudo do Corpo de Bombeiros contra incêndio.

“Agora teremos uma reserva técnica dentro dos padrões que o IPHAN solicita, na qual será abrigado o material arqueológico da empresa EDF, a exemplo de uma coleção linda de cerâmica Tupi Guarani, que a partir de então será nossa, e as peças do DEDC VII”, ressaltou Cristiana.

“Nós damos o apoio para algumas pesquisas arqueológicas que a empresa EDF vem realizando. Com base nesse apoio, fechamos o convênio para a construção da reserva técnica no DEDC VII”, frisou a professora. Assim, a EDF Renewables construirá três salas, sendo duas para reserva técnica e uma para curadoria e restauro de materiais.

O espaço antigo da reserva técnica do LAP será transformado em um pequeno museu temático, com acervo da paleontologia e arqueologia histórica. “Queremos montar o museu de forma cenográfica para se tornar um espaço extremamente educativo, lúdico e interessante para a juventude. Dessa forma, a UNEB desenvolverá seu papel social e popular, devolvendo para a comunidade o que produzimos e pesquisamos”, frisou Cristiana.

Veja também

As duas faces da moeda

Blog do Eloilton Cajuhy Você sabe quem é esse senhor capaz de provocar tantas alterações na vida de algumas pessoas que com