Técnicos da prefeitura de Senhor do Bonfim participam de capacitação para recuperação e proteção de nascentes

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e prefeitura de Senhor Bonfim, por meio da superintendência de Meio Ambiente, está proporcionando a técnicos do município uma capacitação sobre recuperação e proteção de nascentes.

A equipe formada por cinco servidores ligados à secretaria de Meio Ambiente participa de atividades práticas e teóricas. Ao todo, são 24 horas de orientações com direito a certificado no final do curso. Os trabalhos teóricos aconteceram na Fazenda Brejão, localizada na comunidade de Engenho Velho, zona rural de Bonfim.

O nosso objetivo é repassar esse conhecimento para tornar essas pessoas multiplicadoras e, com isso, podermos melhorar nossas nascentes em qualidade e quantidade de água”, disse Rogério Cabral, técnico do Senar.

A nascente na comunidade de Engenho Velho, usada pelos participantes in loco, estava há anos com vazão insignificante. Após as intervenções realizadas durante o curso, voltou a brotar água.

Para mim o curso está sendo excelente, pois além de aprender o manejo correto, o trabalho de campo serviu como ponta pé inicial para a recuperação das nossas nascentes”, enfatizou o servidor municipal, José Raimundo.

As atividades práticas demonstraram os principais passos para realizar a proteção de fonte: limpeza do local, estruturação física, construção, higienização e cobertura. A nascente, depois de recuperada, será monitorada semestralmente pelos técnicos do município.

A nossa intenção é que todas nossas nascentes estejam livres como essa aqui”, salientou a superintendente de Meio Ambiente, Bernadeth Rocha.

A atividade faz parte da V Semana do Produtor Viver Bem no Semiárido, que acontece e de 5 a 9 de novembro, no Centro de Capacitação Regional do Senar, localizado no Parque de Exposições Dr. Aníbal Gonçalves, na BR 407, Rodovia Lomanto Junior.

O evento realizado pelo Senar oferece gratuitamente diversos cursos e oficinas voltados para a gestão e produção no campo.

*Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim-BA

Veja também