Setembro Amarelo: Idosos acima de 70 anos estão entre os brasileiros que mais cometem suicídio

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

A cada ano, 11 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil. Os idosos acima de setenta anos são os que mais cometem suicídio a cada grupo de 100 mil habitantes. Entre os jovens de 15 a 29 anos, a ação é a quarta maior causa de mortes. Os principais meios utilizados são o enforcamento, veneno e armas de fogo. Os dados são inéditos e foram divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Saúde.

A cabeleireira Brenda Souza perdeu o primo, Carlos, em 2009. Na época, ele tinha 28 anos. Ele tirou a própria vida com um tiro no peito. Brenda explica que nunca esqueceu o ato. “É uma coisa muito difícil, muito difícil de esquecer, porque era uma pessoa muito brincalhona, muito divertida. A gente fica se questionando o porquê do ato”.

As notificações de suicídios no Brasil passaram a ser obrigatórias em 2011. O coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Júnior, explica que o órgão já trabalha para combater as principais causas das mortes por suicídio.

“Uma parte considerável dos suicídios tem a ver com a saúde mental. Por conta disso, o Ministério da Saúde tem efetivado ações no sentido de levar assistência a essas pessoas”.

No mundo, 800 mil pessoas se matam por ano, mas o fato poderia ser evitado com ajuda da família e profissional. O voluntário do CVV- Centro de Valorização da Vida, Gilmar Aguiar, aconselha por telefone pessoas com transtornos emocionais. Ele esclarece que no caso de indivíduos com potencial ao suicídio, o importante é não julgar e oferecer ajuda.

“Não dizendo se a pessoa está certa ou errada, mas compreendendo, protegendo, estando do lado dela, você estará a protegendo e evitando o suicídio”.

Neste mês, ocorre o Setembro Amarelo. Várias atividades pelo Brasil lembram sobre a importância de ajudar pessoas deprimidas que possam ser potenciais suicidas. Mais informações podem ser obtidas no site www.setembroamarelo.org.br.

*Dayana Vítor – Radioagência Nacional

Veja também