Setembro Amarelo: atividade física é grande aliada no tratamento da depressão

FONTE: Pipa Comunicação Integrada

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

No Brasil, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos. No mundo a soma chega a mais de 1 milhão. Uma triste realidade que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, e em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Por conta desses números, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza no Brasil o Setembro Amarelo. Mesmo já na reta final do mês, a campanha não para, porque o objetivo é prevenir e reduzir esses números tão desastrosos.

No topo dos transtornos mentais, a depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. É uma doença psiquiátrica que ocorre por uma alteração psíquica e orgânica global, em que a pessoa fica com falta de vitalidade e com alterações na maneira de valorizar a realidade. Além disso, sentimento de tristeza, insegurança, culpa, pessimismo e negatividade estão presentes entre os sintomas.

A boa notícia é que a depressão pode ser curada, e a atividade física e o esporte são considerados essenciais no tratamento da doença. “O exercício físico realizado de forma regular tem a capacidade de melhorar o humor e fazer com que o sentimento de tristeza e o estresse diminuam. Isso ocorre, pois ao praticar atividades físicas é liberada endorfina, substância conhecida popularmente como hormônio da felicidade, e que funciona como um analgésico natural, aliviando as tensões e regulando as emoções”, explica Danillo Santana, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Os exercícios escolhidos vão de acordo com o perfil da pessoa. É importante escolher uma atividade que tenha afinidade ou interesse em aprender, pois assim a possibilidade da prática ser regular é ainda maior. Manter a rotina de exercícios também ajuda as pessoas que estão sofrendo de depressão, pois auxilia no sono. “Geralmente, pessoas depressivas possuem a tendência de trocar o dia pela noite ou ter dificuldade para dormir, devido ao alto grau de ansiedade e estresse. Com a prática de exercícios físicos, é possível que o sono fique mais equilibrado”, diz o especialista. Vale ressaltar que a prática de exercícios físicos não só ajuda no tratamento contra a depressão, como também na prevenção. Com a prática regular, os sentimentos ficam mais equilibrados, é estimulada a sensação de bem estar, conforto, alegria e o entusiasmo diante da vida.

Veja também