Sessenta por cento das novas vagas no ensino médio público poderão ser destinadas ao ensino técnico

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Segundo o autor do projeto, deputado Wilson Filho, a ampliação das vagas na educação profissional técnica poderia incentivar os jovens a continuarem os seus estudos e a adquirirem habilidades para conquistar uma vaga no mercado formal

É o que prevê projeto em tramitação na Câmara dos Deputados. A medida está incluída na Meta 11 do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/14), que prevê “Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50 por cento da expansão no segmento público”.

O autor do projeto, deputado Wilson Filho, do PTB da Paraíba, informou que estudo encomendado pelo Banco Mundial, e divulgado no início de 2016, mostrou que parte dos homens de 15 a 17 anos deixaram a escola para ingressar no mercado de trabalho.

Para Wilson Filho, a ampliação das vagas no ensino técnico poderia incentivar os jovens a continuarem os seus estudos e a adquirirem habilidades para conquistar uma vaga no mercado formal.

O relator da proposta na Comissão de Educação, deputado Pedro Fernandes, do PTB do Maranhão, também considera o ensino técnico articulado ao ensino médio como fundamental para garantir a qualificação dos jovens e o desenvolvimento do país.

“O importante é que o Brasil hoje precisa de mão-de-obra. E mais do que isso, as pessoas precisam estar qualificadas para o emprego. Cada dia mais o emprego se sofistica em termos de conhecimento. Então é importante que a gente dê uma profissão, e dentro dessa profissão alguns seguirão para o ensino superior e outros ficarão já com uma profissão. Essa é a intenção maior do ensino técnico”.

A proposta já foi aprovada pela Comissão de Educação e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Se for aprovada, pode seguir direto para o Senado Federal.

Reportagem – Mônica Thaty/Rádio Câmara

Veja também