Senhor do Bonfim realiza Conferência Municipal de Educação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

A III Conferencia Municipal de Educação foi realizada na última quinta-feira, 22 de fevereiro, durante todo o dia, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O evento reuniu representantes de vários segmentos educacionais de Senhor do Bonfim, entre eles profissionais da educação e estudantes, tanto da rede pública como privada.

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, que destacou o aumento de investimento na educação no primeiro ano de sua gestão.

A projeção dos recursos que vêm para educação é muito tímida, mas conseguimos fechar o exercício 2017, com investimentos em torno de 29.2 por cento (o percentual estabelecido por lei é de no mínimo 25 por cento). Nós gostaríamos de passar dos 30, 35 por cento, mas isso não se resolve em um ano de governo”, comentou o prefeito.

Carlos Brasileiro ainda falou sobre o município voltar a oferecer uma educação de qualidade para os usuários da rede municipal de ensino. “Eu tenho plena convicção, que no final do nosso mandato (2020), a gente devolverá a sociedade e bonfinense, o mesmo grau de qualidade de ensino, de estrutura física, de conforto, de aprendizado, que tivemos quando governamos pela segunda vez a nossa terra”, ressaltou o prefeito.

A conferência foi realizada pelo Fórum Permanente de Educação, com apoio da secretaria de Educação de Senhor do Bonfim. O tema central da Conferencia foi “A Consolidação do Sistema Municipal de Educação (SME) e o Plano Municipal de Educação (PME): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Na parte da tarde, a equipe organizadora da conferência dividiu a plenária em oito eixos:

EIXO 1      O PNE na articulação do SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação
 EIXO 2  Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais
 EIXO 3  Planos decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social
 EIXO 4  Planos decenais, SNE e Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão
 EIXO 5  Planos decenais, SNE, Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão
 EIXO 6  Planos decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação
 EIXO 7  Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde
 EIXO 8  Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No final, houve votação para escolha dos delegados para participar da Conferência Estadual de Educação, que acontecerá em março, em Salvador. Os delegados eleitos pela plenária foram: Sheila Lima M. Aguar e Eline Lima M. Sobreira (representantes da Educação Profissional); Jonilton Torquato dos Santos (representante dos Movimentos em Defesa da Educação); Cristina da Silva Viana (representante dos Movimentos Sociais de Afirmação da Diversidade); Maria Ferreira da Silva Santiago (representante do Ensino Superior); Helder Luís Amorim Barbosa (representante da Educação Superior); Edineide Vitor Costa, Viviane do Vale Veras Marques e Ivete Nascimento Isidoro de Brito ( representantes da Educação Básica).

A Conferência se define como um espaço plural e representativo e, principalmente, de monitoramento e avaliação do nosso Plano Municipal de Educação, que objetiva ampliar as possibilidades de políticas públicas de educação voltadas para o município de Senhor do Bonfim”, disse a secretária de Educação, Cristiane Maia.

Após as conferências municipal e estadual, acontecerá em novembro deste ano, a Conferência Nacional de Educação (Conae), que tem o objetivo de promover a Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação.

*ASCOM – Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim – BA
Telefones: 74 3541-8366 / 99110-9117
Endereço: Praça Juracy Magalhães, 126
E-MAIL: ascom@pmsb.ba.gov.br
SITE OFICIAL: www.pmsb.ba.gov.br
FAN PAGE: www.facebook.com/oficialpmsb

Veja também