Saúde do homem: entenda o que são as disfunções miccionais, problemas que afetam a qualidade de vida de homens

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
A campanha mundial Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, abre espaço para a conscientização de mais aspectos da saúde do homem

Em meio ao Novembro Azul, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata, é importante falar também sobre outras doenças que atingem os homens. As disfunções miccionais, por exemplo, referem-se a diferentes problemas relacionados ao funcionamento do trato urinário inferior: bexiga, uretra, próstata, músculos e nervos do assoalho pélvico. A principal manifestação dessas doenças é a dificuldade ou impossibilidade de urinar ou de conter a urina.

Uma das principais causas que leva à dificuldade de esvaziamento vesical é o aumento da próstata, decorrente da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP). Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 50% dos homens apresentam algum grau de HPB. Além disso, mais de 30% necessitarão de tratamento durante a vida. A doença é caracterizada pelo crescimento benigno da glândula (localizada abaixo da bexiga) a partir dos 50 anos e apresenta sintomas como dificuldade de urinar, jato urinário fraco, sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada, aumento do número de idas ao banheiro durante a noite e vontade incontrolável de urinar.

O urologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dr. Caio Cintra, explica que as queixas relacionadas às disfunções miccionais podem estar relacionadas a diversas doenças. “Bexiga hiperativa, incontinência urinária de esforço, perdas urinárias noturnas e a incontinência urinária de urgência (urge-incontinência) – não dar tempo para chegar ao banheiro – são algumas das manifestações”, comenta o médico. “Quando relacionada a algumas situações de alto risco, como na lesão medular, por exemplo, o descontrole da bexiga pode causar condições clínicas que, se não tratadas, podem levar a quadros de insuficiência renal”.

O urologista explica ainda que as doenças do trato urinário afetam muito a qualidade de vida do homem que, muitas vezes, acredita que as dificuldades na micção são sintomas comuns do envelhecimento e não buscam um diagnóstico. “Mudanças do padrão miccional normal podem ser acusadas por diversas condições clínicas e abrangem todas as faixas etárias, com manifestações e prognóstico diversos. Esse tipo de situação causa grande impacto na qualidade de vida e tem relação direta com quadros de isolamento social e até mesmo depressão”.

Múltiplas são as causas e manifestações das disfunções miccionais, por isso o tratamento depende da avaliação individualizada. É importante ficar atento aos primeiros sintomas como aumento de idas ao banheiro, incapacidade de controlar a bexiga, ardências e sangramentos ao urinar. Além disso, é de extrema importância procurar um médico urologista ao primeiro sinal.

*Máquina Cohn & Wolfe
Marina Bitencourt – marina.bitencourt@maquinacohnwolfe.com
+55 11 2972 8090 | +55 11 3147 7437 | c: +55 11 9 7066 0089 | +55 11 9 4766 9475
Fernanda Fahel – fernanda.fahel@maquinacohnwolfe.com
+55 11 2972 8090 | +55 11 3147 7290 | c: +55 11 9 9797 2998

Veja também