SAÚDE: Dia Nacional de Combate ao Colesterol chama atenção para hábitos saudáveis

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Nesta terça-feira, 08 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, que tem como objetivo chamar a atenção da população sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol sanguíneo, a importância do controle da doença e seu tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e morrem por volta de 300 mil pessoas por ano no país, em decorrência de infartos e derrames.

O colesterol é essencial para o bom andamento do corpo humano, porém, para isso, é preciso que os níveis estejam sempre controlados. Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 70% do colesterol é produzido pelo próprio organismo, no fígado. Os demais 30% vêm da dieta e, por isso, é tão importante manter uma alimentação equilibrada.

No caso dos brasileiros, os hábitos alimentares têm como forte característica o consumo de quantidades desnecessariamente grandes de sal, carboidratos e gorduras, conforme explica Luiz Velloso, cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

“Seria um grande avanço para a saúde de nossa população se as novas gerações fossem habituadas a uma alimentação mais saudável, com maior consumo de fibras, substituindo boa parte do sal pelas variadas ervas e condimentos de que dispomos, e os carboidratos por vegetais e legumes”.

*Marina Bitencourt

Veja também