Reflexão deste domingo (19)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

BLOG DO ELOILTON CAJUHY

Aprenda com as dificuldades e sofrimentos. Nada é por acaso

Um dos erros mais frequentes que cometemos diante dos nossos “sofrimentos”, é nos lamentar indignadamente, ou até nos revoltarmos contra o mundo, e indagarmos a Deus, como se estivéssemos lhe cobrando por nossas culpas e por nossos fardos.

A maioria dos sofrimentos que passamos tem uma “razão” de ser, porque são consequências de nossos próprios atos e de nossas escolhas, ou então surgem em nosso caminho como um obstáculo para nos tirar da zona de conforto, e testar nossa habilidade de resistência. Sobretudo, para nos “ensinar” muito do que ainda não sabemos ou que não compreendemos.

O “sofrimento” na maioria das vezes é uma porta para evoluirmos, pois é através da “dor” que somos lapidados, reconstruídos, e fortalecidos. Somente quando “doemos” diante da vida, é que percebemos a importância que certas coisas e certas pessoas têm. É quando você compreende o valor das conquistas que já obteve, o quanto tem para agradecer e louvar a Deus, e o quanto a vida é valiosa, mesmo cercada de tantas limitações e obstáculos.

Entenda que nenhum sofrimento é completamente em vão, seja ele causado por nós mesmos ou não. E seja ele por motivos de conflitos de relacionamentos, por perdas irreparáveis, por dúvidas e medos, por dificuldades financeiras, por problemas de saúde física ou espiritual, ou mesmo por instabilidade profissional, entre outros tantos motivos.

Nossas “dores” são “oportunidades” de restauração, de renovação, e de recomeços. Elas são como uma forte e repentina chuva, que molha tudo quando chega e, embora cause alguns danos, lava muitas coisas que precisavam de limpeza, leva com suas águas muitas outras que precisavam ser jogadas fora, e ainda deixa a terra pronta para ser semeada e as plantações em condições para florescer e dar frutos.

Portanto, aprenda a não se render diante de suas dores, de seus sofrimentos e das dificuldades, pois tudo passa, e o que mais vai importar quando tudo passar, é o que você pode absorver e aprender como lição. Segure na mão de Deus e siga em frente. Ele luta com você e chora com você, mas também te carrega no colo quando você não consegue mais andar.

Nada passa despercebido por ele. Se preciso for, Ele cala o mundo para ouvir tua voz. Aprenda sempre com as dificuldades e sofrimentos, nada é por acaso. Durma na certeza, de que Deus permite tudo isso com um propósito para o bem de seus filhos. Ele ama você incondicionalmente!

Veja também