Projeto que leva alunos de escolas públicas para ver dança chega em Senhor do Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

O Coletivo Trippé chega a Senhor do Bonfim (BA) com o projeto Primeiros Passos, nesta terça-feira (17). Serão desenvolvidas duas sessões de mediação cultural para alunos da rede pública de ensino da cidade, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho. Com objetivo de estimular a formação de plateia, o projeto inclui a apresentação do espetáculo Meu Querido Catavento, oficinas lúdicas e distribuição de material educativo.

O projeto tem uma perspectiva inclusiva, que prioriza a população periférica e as pessoas com deficiência. Em todas as ações, haverá lugares reservados para cadeirantes e tradução em Libras das atividades. Já ocorreram seis sessões em Juazeiro (BA) e duas em Curaçá (BA). Ao final da temporada, terão sido realizadas 10 sessões nas três cidades do sertão baiano.

Criado pelo coletivo em 2014, o espetáculo é fruto de uma pesquisa em dança-teatro para incentivar a imaginação infantil, propondo jogos e criações coreográficas a partir de objetos cotidianos. As oficinas, ministradas por mediadores culturais, irão discutir o trabalho e o corpo como linguagem. Além disso, serão distribuídos materiais educativos com o tema, no formato de livreto, aos participantes.

De acordo com um dos integrantes do coletivo, Adriano Alves, a proposta de formação de plateia almeja um contato mais franco com o público, promovendo uma experiência que vá além de apenas assistir ao espetáculo. “Desejamos possibilitar diversas experiências que façam a plateia refletir artisticamente e gere uma instigação para pensar a arte como espaço de conhecimento”, explica.

Primeiros Passos:
O projeto aprovado no Edital Setorial de Dança 2016 do Fundo de Cultura da Bahia é uma realização do Coletivo Trippé com produção assinada pela Pipa Produções e apoio financeiro do Governo do Estado, da Fundação Cultural, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura da Bahia. Também conta com o apoio institucional da Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro, da Secretaria de Educação de Senhor do Bonfim, do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Secretaria de Educação de Curaçá. Mais informações estão disponíveis na página do coletivo no Facebook: facebook.com/coletivotrippe.

Serviço:
Senhor do Bonfim – dia 17 de outubro, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho

Sinopse do Meu Querido Catavento:
Nesse espetáculo tudo pode, deve e quer ser tudo. Ele é todo pensado como meio de propor às crianças uma alternativa às brincadeiras massificadas pelos eletrônicos, levando à cena diversos jogos que utilizam a imaginação como mola propulsora.

Fazer com que os pequenos percebam o quanto são criativos e não dependem das tecnologias para acreditar nas magias, é o nosso modo de querer ser «mundo». Durante a apresentação, propomos também a interação constante entre público e plateia, fazendo das crianças o ponto chave da encenação, em que elas podem se sentir parte do jogo.

Buscamos formar futuros adultos mais participativos, que se interessem pelo debate e que sejam mais seguros de si.

*Virabolica

Veja também