Professora é agredida após chamar atenção de estudante na aula em Ribeirão Preto, SP

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Vítima conta que ficou desacordada ao levar soco e chute de aluno de 17 anos depois de mandá-lo para a diretoria. Direção de Ensino estuda medidas disciplinares
Professora diz ter sido agredida por aluno após chamar atenção em sala de aula em Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/EPTV

Uma professora foi agredida na noite de quarta-feira (31) na Escola Estadual Dr. Thomaz Alberto Whately, em Ribeirão Preto (SP), depois de chamar a atenção de um aluno.

O jovem apontado pelas agressões é um estudante de 17 anos que, segundo ela, tinha sido advertido sobre o desinteresse pela aula quando ela se recusou a dar um visto em seu caderno de atividades.

A docente, que prefere não ser identificada, afirma que chegou a desmaiar após levar um chute na perna e um soco no rosto. Segundo a Diretoria Regional de Ensino, o aluno e a professora foram levados à delegacia, onde foi registrada a ocorrência. A entidade repudiou o ato de violência e informou que medidas disciplinares contra o estudante estão sendo avaliadas.

‘Falei que não ia vistar o caderno’

A vítima conta que as aulas do período noturno na escola localizada nos Campos Elíseos estavam próximas do fim quando o aluno pediu para ela dar um visto em seu caderno.

Foi um aluno que durante a aula inteira eu vim chamando atenção. Ele estava atrapalhando o rendimento da aula, não produziu nada e eu falei que não ia vistar o caderno dele“, conta.
Em seguida, relata que o jovem se irritou e que foi xingada por ele. “Pedi para que ele se encaminhasse até a direção da escola pelo desacato, ele saiu batendo a porta da sala“.

A professora afirma que saiu da sala atrás do aluno pelo corredor, momento em que ele a desafiou, segundo ela. “Chegando próximo à sala dos professores, eu estava atrás dele, ele estava na minha frente esse aluno voltou-se contra mim, veio me peitando“. Um inspetor de alunos viu a situação e tentou intervir, mas não conseguiu evitar que o aluno agredisse a professora, conta a docente.

Num momento de reação, empurrei ele pra se afastar de mim, o inspetor de alunos já veio pra separar que viu que algo pior poderia acontecer, mas não deu tempo, o aluno veio já primeiro. Ele me deu um chute na perna e depois um soco no rosto. Nisso eu vim a cair no chão já desacordada“, lembra.

Escola Estadual Dr. Thomaz Alberto Whately, em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Na tarde desta quinta-feira (1º), a professora fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). A sensação depois de ter sofrido a agressão é de impotência, afirma. “Nunca tinha passado por essa agressão física. A gente sabe que isso é muito comum, a gente vê entrevistas, vê notícias… Na escola que dou aula já aconteceu algumas vezes, mas agressão verbal“.

Diretoria Regional de Ensino

A Diretoria Regional de Ribeirão Preto, ligada à Secretaria de Estado da Educação, informou que uma equipe da Ronda Escolar foi acionada imediatamente, além dos responsáveis pelo aluno envolvido.

Todos foram conduzidos até a delegacia para prestar depoimentos. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e a professora fez exame de corpo de delito. Uma apuração foi aberta pela Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto e o Conselho de Escola se reunirá para avaliar o caso e estudar medidas disciplinares“, comunicou.

A pasta também comunicou que um professor mediador vai acompanhar o caso e reforçar ações para evitar conflitos na escola.

*Por EPTV 2

Veja também