PRF em Vitória da Conquista flagra crime ambiental e resgata pássaros transportados irregularmente em ônibus de turismo

FONTE: Agência PRF-BA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Responsável pelos animais responderá na Justiça por crime ambiental

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 25 pássaros silvestres, no Km 830 da Br 116, trecho do município de Vitória da Conquista (BA), região sudoeste do estado.

No início da noite deste sábado (18), os agentes federais em fiscalização de enfrentamento a criminalidade, ao abordarem um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) para o estado de Pernambuco, avistaram os animais presos e trancafiados em 09 gaiolas, escondidos em uma mochila.

Os pássaros resgatados são das espécies conhecidas popularmente por curió e coleirinho. Uma das aves estava morta.

O responsável foi identificado e relatou que adquiriu os pássaros em Jaú (SP) e pretendia levá-los para a cidade pernambucana de Bem-te-vi para presentear um primo.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o passageiro de 28 anos responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do CETAS de Vitória da Conquista (BA), onde as aves são separadas por espécimes e recebem os primeiros cuidados para depois serem devolvidas a natureza.

A PRF alerta que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal desses animais.

Veja também