Prefeitura de Senhor do Bonfim cria Centro Municipal de Referência para pacientes com coronavírus

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

ASCOM – Prefeitura de Senhor do Bonfim-BA

Fazendo parte do conjunto de medidas tomadas para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Senhor do Bonfim instalou o Centro Municipal de Referência ao Coronavírus. A unidade especial de saúde está montada no prédio do 2º Centro de Saúde, localizado no bairro Novo Horizonte, nas Casas Populares.

O Centro de referência no combate à Covid-19 está preparado para o atendimento de casos suspeitos e/ou confirmados da doença. Em recente visita técnica, o prefeito Carlos Brasileiro falou sobre o empenho e a preocupação da gestão durante este momento de crise sanitária gerada pela Covid-19.

“De forma preventiva, planejada e integrada com Ministério da Saúde e Governo do Estado estamos nos preparando para que possamos garantir o primeiro atendimento aos pacientes que vierem a contrair o coronavírus em nosso município”, ressaltou o prefeito.

A estrutura física é composta por 32 leitos, sendo 06 leitos de observação, 20 leitos para internamento, destes seis com respiradores e uma sala vermelha para os casos graves contendo 06 leitos com respiradores e monitores.

Nós faremos o primeiro atendimento, os casos mais graves seguiremos orientação da Sesab, que é encaminhar os pacientes para hospitais de referência no Vale do São Francisco ou Salvador, acrescentou o secretário de Saúde, Neto Guimarães. “A unidade não terá atendimento porta aberta. Foi criada para receber somente pacientes regulados da atenção básica, SAMU, UPA e HDAM”, lembrou o secretário de Saúde.

Profissionais do Núcleo Regional de Saúde Norte, que é ligado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), visitaram recentemente o espaço adaptado e tiveram uma boa surpresa com a estrutura disponível exclusivamente ao tratamento da Covid-19.

“Segundo eles (técnicos da área da saúde), o nosso centro de referência é um dos mais bem preparados do interior da Bahia para atender e prestar os primeiros socorros à população que esteja com sintomas do possível contágio da Covid-19”, disse o prefeito.

Brasileiro ainda destacou que “o Centro Municipal de Referência ao Coronavírus garante o isolamento necessário dos pacientes infectados pelo coronavírus, sendo uma estratégia fundamental para a contenção da disseminação do vírus e para o atendimento mais adequado às pessoas contaminadas”, concluiu.

Na oportunidade, além do secretário de Saúde, Brasileiro estava acompanhado do vice-prefeito, José Antônio, do diretor da Policlínica Regional de Senhor do Bonfim, Jonas Flores, e técnicos de diversas áreas da saúde.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, divulgado neste sábado (25), o município registra 17 casos notificados, 16 descartados e 43 pessoas estão em isolamento social, sendo monitoradas por equipes da saúde. Senhor do Bonfim NÃO possui nenhum caso confirmado de contágio pelo novo coronavírus.

Veja também