Prefeitura de Jaguarari emite nota de esclarecimento sobre a distribuição de medicamentos para o tratamento da hanseníase

FONTE: ASCOM - Prefeitura de Jaguarari-BA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

A Secretaria de Saúde de Jaguarari vem, através dessa nota, esclarecer que a aquisição e distribuição das medicações relacionadas ao tratamento da hanseníase são de responsabilidade do Ministério da Saúde. Algumas são obtidas através de doações por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras compradas pelo próprio Ministério.

Foi repassado às secretarias de saúde, através de NOTA INFORMATIVA Nº 13/2020, emitida pelo Ministério da Saúde, de que haveria atraso na importação, justificado pela ocorrência de problemas técnicos na fabricação de um dos componentes, bem como, dificuldades no transporte dos remédios até o Brasil, devido à baixa disponibilidade de voos e aos altos custos de fretes aéreos, sendo tais situações consequências da pandemia da Covid-19. Assim, este cenário ocasionou o desabastecimento temporário do tratamento no SUS.

O Ministro da Saúde informa ainda que já se encontra em andamento um processo de importação, o qual será transmitido com urgência. Ainda não há previsão de entrega das cargas no país, todavia, todos os esforços estão sendo feitos para que a situação se normalize o mais breve possível.

Veja também