Portal da Educação disponibiliza mais de 2 mil conteúdos para ensinos Fundamental e Médio

FONTE: Ascom - Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

A Secretaria da Educação do Estado disponibiliza novos conteúdos para contribuir com a aprendizagem dos estudantes neste período de pandemia do novo coronavírus. Ao todo, já são mais de duas mil atividades, com conteúdos prioritários de cada série dos ensinos Fundamental e Médio, que foram elaboradas e lançadas, neste ano, no Portal da Educação.

Os conteúdos são de todas as disciplinas, incluindo Iniciação Científica e Projetos de Vida. Dentre eles, destacam-se: “Citoplasma”, em Biologia; “Segunda Lei de Newton”, em Física; “Tipos de clima do mundo”, em Geografia; “Relação binária”, em Matemática; “Forças intermoleculares”, em Química; e outros.

Cada material é introduzido por um texto com informações sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira, homenageando os 120 anos do educador baiano e destacando a importância da sua obra para a educação pública na Bahia e no Brasil.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Manuelita Brito, ressalta a importância dos conteúdos para reforçar a aprendizagem dos estudantes. “Chegamos ao final do ano com 1.470 roteiros e 560 pílulas de aprendizagem, alcançando assim a marca de mais de 2 mil atividades pedagógicas disponibilizadas para professores e estudantes. Porém, mais do que os números, acreditamos que esses materiais ajudaram educadores e educandos a se manterem conectados com as rotinas escolares, que sempre foi o nosso principal objetivo”, afirma.

Didaticamente, as produções são compostas por quatro seções: 1) “Vamos ao momento da leitura”, onde é apresentado um pequeno texto de apoio, com um conteúdo prioritário que auxilie na resolução das atividades; 2) “Agora, vamos ao momento da retomada das atividades?”, que traz questões subjetivas e objetivas, para desenvolver a habilidade leitora e de escrita; 3) “Onde posso encontrar o conteúdo”, que indica um livro didático da disciplina, sugestão de vídeo (que pode ser de ficção, vídeoaula, documentário), link de reportagem/artigo ou exercícios referentes ao conteúdo do componente; e 4) “Gabarito comentado”, com comentários de todas as questões abertas e objetivas.

Outros conteúdos

No Portal, há outros conteúdos digitais disponíveis. A Plataforma Anísio Teixeira, por exemplo, contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). Neste ano, a plataforma recebeu o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc, Ufba, Ufob, UFRB, Unilab, UFSB, Univasf, IFBaiano e Ifba).

No Portal da Educação, há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas pelo programa ENEM 100%. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb).

Veja também