Paciente de 68 anos faz primeira cirurgia de Parkinson na Bahia realizada através do SUS

FONTE: Por G1 BA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Procedimento aconteceu no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Idosa sofre da doença há 20 anos
Paciente de 68 anos faz primeira cirurgia de Parkinson na Bahia realizada através do SUS — Foto: Elói Corrêa/ GOVBA

A primeira neurocirurgia para tratamento de Parkinson na Bahia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada na segunda-feira (6), no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador.

A primeira paciente a se submeter à neurocirurgia de Parkinson na Bahia tem 68 anos e sofre da doença há 20 anos. Segundo o governo, o procedimento, que está em fase piloto, não é indicado para todos as pessoas acometidas pelo Parkinson, apenas para alguns casos específicos.

O procedimento foi realizado pelo neurocirurgião Leonardo Avellar, com a presença dos neurocirurgiões Paulo Niemeyer Filho e Paulo Luiz Cruz, do Instituto do Cérebro do Rio de Janeiro.

A cirurgia tem o objetivo de controlar os sintomas da doença, possibilitando melhor qualidade de vida ao paciente. A subsecretária da saúde do Estado, Tereza Paim, afirmou que hospitais de referência devem estar cada vez mais especializados para compor a rede de atenção à saúde.

“Esta é uma cirurgia altamente especializada que vem compor a rede de atenção à saúde. Claro que ainda vamos avançar bastante, mas o Hospital Roberto Santos pertence à rede própria do Governo do Estado, e grandes avanços têm que acontecer a cada momento para que o paciente tenha acesso e acolhimento para a sua patologia”, disse Tereza Paim.

“Então, é muito importante nós avançarmos em tecnologia e essa é uma neurocirurgia com avanços tecnológicos e que fazem a melhoria da qualidade de vida do paciente”.

Veja também