O que faz nossas palavras serem melhores?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Devocional Helio e Deise Peixoto

Muitos dizem por aí que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca porque devemos ouvir mais e falar menos. Embora essa frase bem-humorada não seja um versículo bíblico, é justamente assim que deveríamos agir se não tivermos algo bom para falar.

Nossa boca foi criada para abençoar, edificar, levar esperança, exortar, confortar, mas a carne grita para que ela seja usada para reclamar, falar mal, fazer fofoca, agredir, espalhar notícias ruins e por aí vai.

Em Colossenses 4:6, está escrito que o nosso falar deve ser agradável e temperado com sal, mas o que isso quer dizer? Se numa comida, que tinha tudo para ser gostosa, é colocado sal demais ou sal de menos, o que acontece com ela? Não agrada. Pode ser o nosso prato preferido, mas ele perde todo seu sabor.

Da mesma forma, as nossas palavras precisam ter a medida exata, levando em conta o momento e com quem estamos falando para que aquilo que precisamos transmitir não seja invalidado ou cause o efeito contrário.

Isso já aconteceu com você? O que você precisava dizer era importante e você até tinha razão, mas a mensagem se perdeu pela forma como você falou ou por ter sido dita no momento errado… Precisamos de sabedoria em tudo!

Porém, o que faz nossas palavras serem melhores não é fazer um esforço enorme para não ferir ou irritar alguém, mas sim estar abastecido com amor.

Quando queremos falar algo bom, mas nosso interior está repleto de coisas ruins, nossa carne sempre vai prevalecer. Mais cedo ou mais tarde, ela prevalece. Por isso é que a Bíblia diz que a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34).

Portanto, decida sempre por boas palavras, mas, antes disso, cuide da fonte que existe dentro de você. Assim, sua boca jorrará, naturalmente, palavras de vida!

Veja também

As duas faces da moeda

Blog do Eloilton Cajuhy Você sabe quem é esse senhor capaz de provocar tantas alterações na vida de algumas pessoas que com