Núcleo da Secretaria de Saúde da BA aponta intenso aumento no nº de casos de dengue notificados em Juazeiro, Jaguarari e Curaçá

FONTE: Por G1 BA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Em Juazeiro, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 1.518 notificações. No mesmo período de 2019, foram 159 casos

Dados apontam crescimento intenso nos casos de dengue notificados no norte da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

Dados do Núcleo Regional de Saúde Norte-Juazeiro, entidade vinculada à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), apontou um crescimento intenso no número de casos de dengue notificados no norte do estado, de janeiro até setembro deste ano.

A Bahia conta com nove núcleos regionais de saúde, que têm a finalidade de acompanhar as atividades relacionadas à saúde.

Em Juazeiro, o núcleo apontou que foram notificados este ano 1.518 casos da doença. No mesmo período de 2019, foram 159 registros.

A Secretaria de Saúde do município possui dados que divergem dos do Núcleo Regional de Saúde, mas que também mostram um grande crescimento de casos: 312 em 2019 e 1.564 neste ano.

A pasta ainda informou que tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti, e equipes de agentes de endemia estão fazendo plantão aos fins de semana, em áreas consideradas prioridade.

Na cidade de Curaçá, os dados do Núcleo Regional de Saúde Norte-Juzeiro apontam que foram três notificados até setembro de 2019, enquanto este ano já são 153.

Em Jaguarari, foram sete casos em 2019, e em comparação com 209 neste ano. A prefeitura informou que, entre as ações realizadas no combate ao mosquito, estão o estão tratamento de reservatórios, ações educativas e utilização de carro fumacê.

O núcleo apontou também que, em Uauá, foram notificados este 138 casos de dengue. No mesmo período de 2019, foram 10 casos. A prefeitura informou que disponibilizou um disque denúncia para as pessoas indicarem os locais onde há focos do mosquito e solicitar serviços de combate.

Em Paulo Afonso, o Núcleo Regional de Saúde Norte-Juazeiro computou 107 notificações no ano passado, e 807 neste ano. A prefeitura destacou que, em agosto percebeu uma redução nas notificações, e diz que é a queda é resultado do trabalho de combate que sendo desenvolvido no município.

Veja também