Nos 100 anos do sambista Riachão, estudo aponta Gilberto Gil e Caetano Veloso como os que mais gravaram suas músicas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Ecad fez um levantamento especial em homenagem ao artista baiano que morreu no ano passado e deixou 108 músicas autorais cadastradas

Por Imprensa Ecad

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Gil e Caetano foram os artistas que gravaram, pela primeira vez, na década de 70, uma das canções mais famosas de Riachão: “Cada macaco no seu galho”. Essa foi, inclusive, a música de autoria do sambista mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil.

Riachão tem 108 músicas autorais e 88 gravações com sua participação cadastradas no banco de dados do Ecad. Em relação aos seus direitos autorais, o sambista teve mais de 60% de seus rendimentos provenientes dos segmentos de Shows, Música ao Vivo e Carnaval, nos últimos 10 anos. Os seus herdeiros continuarão a receber esse pagamento por 70 anos após a sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).

Ranking de músicas de autoria de Riachão mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)

PosiçãoMúsicaAutores
1Cada macaco no seu galhoRiachão
2Vá morar com o diaboRiachão
3Retrato da BahiaRiachão
4Marca da ferraduraLourival dos Santos / Riachão
5Baleia da SéRiachão
6Por que você não me convida agora?Riachão
7Meu dia vem aíRiachão
8Vamos pular genteRiachão
9Eu queria ela (amor proibido)Riachão
10Saia rôtaRiachão

Veja também

A vida agradece

A cada hora nos defrontamos com situações que exigem de nós atitudes imediatas. Algumas ações são dolorosas e pedem uma disposição de