Missão da Terra celebra 40 anos em Ponto Novo neste domingo (22)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

CPT-BA

Romeiros e romeiras participarão da 40ª Missão da Terra neste domingo, dia 22, no município de Ponto Novo. Este ano, a romaria tem como tema “40 anos de caminhada, fé e resistência por vida, terra, água e direitos” e o lema: “Será libertado (a) pelo o direito e pela justiça. Libertá-lo” (IS 1,27).

Essa tradição que acontece desde 1979, fruto da união de camponeses e camponesas, humildes e despossuídos, tem como principal objetivo esclarecer, à luz da fé, as populações do campo e das cidades, a respeito dos problemas de terra, água e ambiente, ressaltando a questão agrária, temática ainda muito problemática no Brasil.

As sete primeiras “Missões da Terra” foram celebradas em Monte Santo. Depois 1986, a cada ano, vem sendo realizada em uma cidade diferente, no âmbito da Diocese de Senhor do Bonfim. Ela surgiu como o único grito possível, de oração a Deus e de denúncia dos fatos violentos, ao mesmo tempo, um reforço para a luta.

A programação da 40ª Missão da Terra terá início às 8h30 da manhã e contará com celebração religiosa, caminhada com três paradas em momentos de reflexão e atividades culturais. A organização do evento é da Comissão Pastoral da Terra – CPT Bahia e da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponto Novo, com a participação de movimentos sociais e de diversas paróquias da Diocese de Bonfim.

Confira a programação completa:

  • 8h: Concentração dos romeiros e romeiras no Bairro do Contorno em frente à BR 407;
  • 8h30: abertura da 40ª Missão da Terra (Paróquia Nossa Senhora de Fátima);
  • 9h: Início da caminhada com 3 peradas: 1ª Parada: Terra e água, direitos sagrados (Escola Família Agrícola de Itiúba); 2ª Parada: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Paróquia de Jaguarari); 3ª Parada: 40 anos de devoção à terra sem males (Nova Repesas e movimentos sociais).
  • 12h: Almoço
  • 13h-15h30: Momento cultural: Apresentação de músicas, poesias, exposição sobre os 40 anos da Missão da Terra; fala de entidades e momento de confissões;
  • 15h30: Celebração presidida por Dom Andre De Witte, Bispo da Diocese de Ruy Barbosa e presidente da CPT Nacional.

Veja também