Ministro da Educação é convocado a explicar no Senado declarações sobre alunos com deficiência e acesso à universidade

FONTE: Iara Farias Borges/Rádio Senado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, vai comparecer à Comissão de Educação para explicar declarações que fez sobre a inclusão escolar de crianças com deficiência e a respeito do acesso à educação superior. No mês passado, ao criticar o que chamou de “inclusivismo”, o ministro disse em entrevistas, repetidas vezes, que a presença de crianças com deficiência em salas de aula poderia atrapalhar os demais estudantes e que, em alguns casos, a convivência seria impossível.

Ele também afirmou que o acesso às universidades deveria ser “para poucos”, pois, segundo ele, não há demanda para profissionais de ensino superior nas várias áreas. Tais declarações geraram polêmica e foram criticadas pelos senadores. A iniciativa para ouvir Milton Ribeiro foi do vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, do MDB paraibano. Ele classificou de “desnecessárias” as opiniões do ministro da Educação.

“Em relação às nossas universidades, questionando que muitos não deveriam – e, quando eu falo ‘muitos’, ‘brasileiros’ não deveriam ter acesso. Desnecessária a visão do ministro. É importante que ele possa, presente na Comissão de Educação, fazer em definitivo as suas considerações para que dirimamos esse posicionamento. Muito nos preocupa, afinal de contas, não é só a visão pessoal, mas pode ser também uma linha – e aí é onde estão mais perigosamente os seus reflexos, que nós não desejamos – uma linha de atuação de políticas públicas na área, por parte do governo federal”.

O presidente da Comissão de Educação, senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, já confirmou a presença do ministro Milton Ribeiro. “E viria com o máximo prazer aqui prestar esclarecimentos e discutir aqui com a nossa Comissão”.

A audiência está marcada para o próximo dia 16, uma quinta-feira.

Veja também