Linfadenopatia na infância: conheça os sintomas e tratamentos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Segundo especialista, os locais mais comuns de aparecimento de nódulos são nuca, atrás das orelhas, virilha e pescoço

Popularmente conhecida como “íngua”, a linfadenopatia é uma doença comum na infância que atinge os nódulos linfáticos, pequenas estruturas localizadas no trajeto dos vasos linfáticos, e atuam como órgãos de defesa do sistema imunológico pela capacidade de bloquear a entrada de vírus e bactérias no organismo. Dados globais afirmam que 44% das crianças com menos de cinco anos que foram atendidas em consultas médicas apresentavam a doença.

A patologia pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou fungos como uma gripe, resfriado, gengivite, infecção de orelha ou um impacto no dente e necessita de acompanhamento médico para diagnosticar o tipo da doença. Os nódulos benignos vêm acompanhados de inflamação, dor e se movem ao toque. Já os malignos, em geral, são endurecidos, não móveis e indolores sem a presença de inflamação.

De acordo com Dr. Hamilton Robledo, pediatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a localização do nódulo pode definir a malignidade. “Os nódulos benignos costumam aparecer na região da nuca e atrás das orelhas em menores de um ano de idade. Após os dois anos, na região do pescoço e virilha. Já aqueles localizados no cotovelo e acima da clavícula não são comuns e geralmente são avaliados em biópsia”, explica o médico.

Os sintomas da linfadenopatia são o aparecimento de caroço em regiões como pescoço, axila e virilha, quadro de febre, perda de peso, sudorese noturna e presença de sinais inflamatórios como a pele avermelhada ao redor.

O tratamento varia de acordo com a causa do surgimento do nódulo. “Nos quadros infecciosos como amigdalite ou faringite são indicados antibióticos e podem levar até seis semanas para desaparecer. Se persistir, é realizada a biópsia para saber o motivo do aumento deste gânglio e manter o acompanhamento médico”, finaliza o pediatra.

Os pais ou responsáveis devem procurar ajuda médica quando:

– Encontrar um nódulo nas regiões comuns que apresente sensibilidade ao toque, vermelhidão e não desapareça por semanas.
– Quadros de febre, perda de peso inexplicada ou suor noturno.
– Notar que o nódulo é fixo e duro ao toque.

*Informações à imprensa: Máquina Cohn & Wolfe
Wanessa Miranda: wanessa.miranda@maquinacohnwolfe.com
+55 11 2972 8090 | +55 11 3147 7418 | c: +55 11 9 7066 0089
Eli Paes: eli.paes@maquinacohnwolfe.com
+55 11 3147 7918

Veja também