Lançado em Senhor do Bonfim o Programa de Desenvolvimento Territorial – Prodeter

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Blog do Eloilton Cajuhy*

No último dia 26 de novembro, foi realizado em Senhor do Bonfim, o lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER, com apresentação do Plano de Ação da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite no Território do Piemonte Norte do Itapicuru. O ato aconteceu no Centro Pastoral Diocesano.

O Programa de Desenvolvimento Territorial, idealizado pelo Banco do Nordeste, envolve os municípios de Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim, e conta com a parceria das Prefeituras, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER, Bahiater, IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, SETAF- Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, SEBRAE, SENAR, sindicatos, movimentos sociais, entidades privadas e sociedade civil organizada, totalizando 18 instituições.

Entre os presentes ao lançamento, o Coordenador Geral do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF)/CAR e Coordenador Geral do Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite, Hermógenes Gomes de Almeida, o representante do SENAR da Bahia, Gustavo Rebouças, os representes do Banco do Nordeste, Marilda Galindo, Gerente de Desenvolvimento Territorial da Bahia, Vinícius Moura, Agente de Desenvolvimento da Superintendência Estadual da Bahia, Núbia Medeiros, Agente de Desenvolvimento do Território, Claiton Araújo de Melo, Gerente Geral da Agência de Senhor do Bonfim e Carlos dos Santos, Gerente Geral da Agência de Campo Formoso, além de secretários municipais e representantes de prefeitos, além de presidentes de associações dos municípios envolvidos e cerca de 60 produtores da atividade.

O Plano de Ação da Bovinocultura de Leite no Território do Piemonte Norte do Itapicuru tem como objetivo aumentar em 30% a produtividade média das unidades de produção dos produtores participantes do PAT em três anos. Atualmente, fazem parte do PAT os municípios de Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim. Para a Agente de Desenvolvimento, Núbia Medeiros, o PAT visa a reestruturação da cadeia do leite através da capacitação e formação de novos arranjos produtivos que viabilizem o aumento da produtividade e rentabilidade da atividade no território.

A atração cultural na abertura do evento contou com a participação do músico Jaula. A apresentação do Plano de Ação Territorial foi feita por Núbia Medeiros – Agente de Desenvolvimento do Território e Vinícius Moura – Coordenador da Bovinocultura de Leite da Superintendência do BNB na Bahia.

Em seguida, o produtor referência na Bovinocultura de Leite no território, Valdeci Alves da Silva, falou sobre a viabilidade da atividade no território. Os gerentes das agências do BNB de Senhor do Bonfim e Campo Formoso – Claiton Araújo de Melo e Carlos dos Santos, fizeram a prestação de contas dos recursos aplicados pelo banco no território no ano de 2021.

A representante dos produtores rurais e Vice Coordenadora do CGT – Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite, Rosa Maria Ferreira de Araújo Dias, explanou como se deu a formação de um Arranjo Produtivo Local (APL) formado em Campo Formoso. Marilda Galindo – Gerente de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do BNB na Bahia, falou sobre a importância das parcerias na implantação do PRODETER no território.

Para encerrar o evento Hermógenes Almeida – Coordenador do CGT, e Representante da CAR/ SETAF Senhor do Bonfim, salientou a importância do Plano de Ação voltado para a atividade da bovinocultura de leite, principalmente para fortalecer a agricultura familiar, e conclamou a todos o apoio ao programa no território.

Ao final, todos foram convidados a apreciar a exposição dos queijos artesanais produzidos no território e em seguida participar do café da agricultura familiar ao som de Henrique Sanfoneiro.

*Com informações da Assessoria do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: Juju Mangabeira

Veja também

Agradeça

Blog do Eloilton Cajuhy A vida, sua família, momentos do seu cotidiano. Seja grato aos aprendizados, por suas conquistas e tudo aquilo