Itiúba: Charles Azeredo – uma vida de obras e realizações

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Em 1982, aos 17 anos, já auxiliava o pai no escritório de Geoestatística de Itiúba. Em 1987, aos 22 anos, presidiu o grupo Jovem Abelha Dourada e realizou o primeiro São João mecanizado de grande porte em sua cidade, com estrutura de palco e sonorização, sendo pioneiro nesta modalidade.

Em 1988 participou da fundação da primeira biblioteca de Itiúba, a biblioteca Osvaldo Campos, criada pelo escritor Robério Azeredo. Em 2007 fundou a primeira Associação Cultural dos Artistas da Terra (ACAT). Durante sua gestão, ajudou a fundar o Conselho dos Idosos, Conselho de Segurança, Conselho de Saúde e a Secretaria Municipal de Cultura. Em 2014, se torna membro da Academia de Cultura de Itiúba.

Em 2015 é aclamado membro efetivo da Academia de Cultura da Bahia e recebe o titulo de revelação musical. Neste mesmo período é premiado em primeiro lugar em um concurso de poemas pela internet, através do grupo Sarau Poemas e Verdades.

Charles é frequentador da Academia de Letras da Bahia e ainda conta com 4 CDs de sua autoria, além de duas obras literárias que circulam em monografias pela editora ligada ao grupo Poemas e verdades. Charles Azeredo tem sido um dos colaboradores mais assíduos da cultura de Itiúba e microrregião, a exemplo de varias participações em conferências municipais e estaduais, seminários, fóruns sociais e tudo mais que é de suma importância para a valorização e o desenvolvimento sócio cultural de sua terra.

Atualmente continua exercendo suas atividades culturais e artísticas compondo musicas, realizando lives e se preparando para editar seus livros. Além disso administra vários grupos de cultura no WhatsApp e Instagram, e conduz o programa “Itiúba Cultura Viva”, na Rádio Abelha Dourada em seu município.

“A cultura sempre será o carro chefe da evolução humana” – Charles Azeredo, funcionário público, poeta, compositor e comunicador.

Veja também