Inscrições do Prouni começam na próxima terça (12); confira o calendário completo da educação 2021 para não perder os prazos

FONTE: Isabel Rizk

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Anúncios recentes do MEC, além do calendário com variadas datas podem confundir os alunos na hora de organizar a agenda; compromissos iniciam com as inscrições do Prouni e Fies

Com a proximidade da realização das provas do Enem 2020 e a abertura das inscrições do Prouni, foi dada a largada ao momento de preparação para ingresso em programas do governo federal para ingressar no ensino superior em 2021. Em um ano de idas e vindas no calendário educacional, influenciado, entre outros fatores, pela pandemia da Covid-19, alguns estudantes podem deixar passar datas e requisitos importantes para concorrer a cada tipo de programa.

No calendário 2021, o primeiro na agenda da educação será o Prouni. Com inscrições de 12 a 15 de janeiro e resultado da primeira chamada já no dia 19 do mesmo mês, o programa é uma chance para os alunos tentarem bolsas em instituições de ensino superior privadas em todo o País. Nos dias 17 e 24 de janeiro acontece o Enem impresso e no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro a versão digital do exame. De 26 a 29 de janeiro é a vez do prazo para as inscrições do Fies. Ainda estão previstas outras janelas de inscrição do Fies e do Prouni, anunciadas recentemente pelo MEC e previstas para o mês de abril.

Com tantos compromissos na agenda, Pedro Maciel, Gerente de Produto do Pravaler, maior fintech de soluções financeiras para educação, dá a dica: “Teremos um calendário atípico e é fácil perder as janelas com tantas indefinições. É importante ter certeza de que cumpre todos os requisitos e ter todos os documentos em mãos antes de iniciar a inscrição. O período para se candidatar é curto e a competição é alta”, recomenda.

Confira o calendário completo e onde encontrar mais informações, como requisitos para candidatura, documentos necessários e regulamento:

Programa Universidade Para Todos – Prouni
Site oficial: https://prouniportal.mec.gov.br/
Mudança para 2021: O MEC fez uma nova mudança no calendário Prouni, mas os requisitos continuam os mesmos das edições anteriores: os candidatos poderão usar a nota do Enem 2019 e 2020 (com o anúncio de uma nova edição em abril). para concorrer a uma das bolsas do governo federal. O processo seletivo do primeiro semestre ocorre no mês de janeiro (ver datas abaixo).
12 a 15 de janeiro – Inscrição do Prouni
19 de janeiro – Resultado da 1ª chamada do Prouni
1º de fevereiro – Resultado da 2ª chamada do Prouni
18 e 19 de fevereiro – Inscrição na lista de espera do Prouni
22 de fevereiro – Resultado da lista de espera do Prouni
Abril – Nova chamada, mas ainda sem data definida

Exame Nacional do Ensino Médio – Enem
Site oficial: https://enem.inep.gov.br/
Mudança para 2021: Nesta edição do Enem, vale o aluno redobrar a atenção às datas, uma vez que o exame será realizado nas versões impressa e digital. Nesta terça-feira (05), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) divulgou o local de prova e o cartão de confirmação do Enem 2020. Os candidatos devem acessar a página do Exame para acessar as informações.
17 de janeiro – 1º dia do Enem impresso
24 de janeiro – 2º dia do Enem impresso
31 de janeiro – 1º dia do Enem digital
7 de fevereiro – 2º dia do Enem digital
29 de março – Divulgação das notas da prova do Enem

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies/P-Fies
Site Oficial – https://portalfies.mec.gov.br/
Mudança para 2021: O Fies também teve o calendário alterado. Para 2021, as inscrições ocorrem nos meses de janeiro e abril, também considerando notas do Enem 2019 (no caso da edição de janeiro) e do Enem 2020 (na edição de abril). No caso do P-Fies, o programa ficará aberto o ano todo, não há limite de vagas, não tem limite de renda e não precisa de nota do Enem. Os critérios são específicos de cada Instituição Financeira.
26 a 29 de janeiro – Inscrição do Fies
2 de fevereiro – Resultado do Fies
Abril – Nova chamada, mas ainda sem data definida

Sistema de Seleção Unificada – Sisu
Site oficial: https://sisu.mec.gov.br/#/
Mudança para 2021: A agenda ainda não foi definida, bem como possíveis mudanças no processo de inscrição. A expectativa é que o Sisu siga a nova agenda do Enem.
Previsão de abertura do sistema: abril de 2021

Vestibulares privados

Também em decorrência da pandemia da Covid-19, algumas Instituições de Ensino Superior (IES) estão com seus vestibulares com inscrições abertas ou com calendário de inscrição definido – muitas delas com opções de provas digitais. Vale consultar os canais da faculdade de interesse para buscar mais informações como datas, matrículas, documentos necessários e opções de financiamentos que podem ajudar o aluno na hora de fechar o curso escolhido.

Veja também