Governo do Estado oferece 10 mil vagas para cursos técnicos em Senhor do Bonfim e mais 82 cidades

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Inscrições foram abertas nesta quarta-feira (16) e seguem até a próxima segunda (21). Saiba como se candidatar
Começam as matrículas dos cursos técnicos de nível médio na Bahia — Foto: Divulgação/SEC

A Secretaria da Educação do Estado oferece 10 mil vagas para cursos técnicos de nível médio em Senhor do Bonfim e outras 82 cidades. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (16) e seguem até a próxima segunda (21). Para se inscrever, é preciso acessar o Portal da Educação, onde está a relação de cursos ofertados e os municípios participantes.

As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas. Podem participar do processo seletivo, estudantes que já concluíram o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal; ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista.

Foram disponibilizados 42 cursos. Entre eles, estão: Técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Recursos Humanos e técnico Guia de Turismo.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher um único município, unidade escolar, curso e turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição.

As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente, ou no resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição.

A divulgação do resultado está prevista para a próxima quarta-feira (23). A matrícula dos selecionados será nos dias 30 e 31 de janeiro, e 1 de fevereiro, na unidade escolar para a qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 11 de fevereiro.

Para fazer a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF, Histórico Escolar, comprovante de residência atualizado e a comprovação das notas de Português e Matemática no Enem conforme declarado no ato da inscrição.

Por G1 BA

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