Governo da Bahia ofertará mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa; veja como se inscrever

FONTE: Por g1 BA

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pelo site da Sesab, para evitar filas e aglomerações no atendimento
Foto: Camila Souza/Secom-BA

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior, a partir de 4 de outubro, como parte da campanha do “Outubro Rosa”. A ação visa detectar o câncer de mama de forma precoce para o início do tratamento da doença.

Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pelo site da Sesab, para evitar filas e aglomerações no atendimento.

Na capital baiana, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 policlínicas regionais de saúde ofertarão os exames, e o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas secretarias municipais de Saúde.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2021, serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

Na última década foram realizadas mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias em mulheres residentes nos 417 municípios baianos.

Atendimento

Para ser atendida, as mulheres devem agendar o exame no site da Sesab. No dia marcado deve-se apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município.

O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. Este ano, as unidades móveis devem realizar, pelo menos, 140 mamografias por dia.

Veja também