Gente Que Fez História: Hoje é aniversário de nascimento de Raul Seixas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Raul Santos Seixas nasceu em Salvador, BA, em 28 de junho de 1945. Foi cantor e compositor.

É considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante o tempo em que morou no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de “Pai do Rock Brasileiro” e “Maluco Beleza”.

Sua obra musical é composta por 17 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como “Let me Sing, Let me Sing”. Seu álbum de estreia, de 1968, foi produzido quando ele integrava o grupo Raulzito e os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas do disco de 1973, como “Ouro de Tolo”, “Mosca na Sopa” e “Metamorfose Ambulante”.

Raul se interessava por filosofia (principalmente metafísica e ontologia), psicologia, história, literatura e latim, e algumas ideias dessas correntes foram muito aproveitadas em sua obra, que possuía uma recepção boa ou de curiosidade por conta disso. Ele conseguiu gozar de uma audiência relativamente alta durante sua vida, e mesmo nos anos 80 continuou produzindo álbuns que venderam bem, como Abre-te Sésamo (1980), Raul Seixas (1983), Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! (1987) e A Panela do Diabo (1989), esse último em parceria com o também baiano e amigo Marcelo Nova.

Sua obra musical tem aumentado continuamente de tamanho, na medida em que seus discos, principalmente álbuns póstumos, continuam a ser vendidos, tornando-o um símbolo do rock do país e um dos artistas mais cultuados e queridos entre os fãs nos últimos anos.

Raul Seixas morreu em São Paulo, no dia 21 de agosto de 1989, vítima de uma pancreatite aguda. Seu corpo está sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

*Wikipédia

Veja também

Nota Oficial da Prefeitura de Jaguarari

A Prefeitura de Jaguarari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem por meio desta, esclarecer que, diferentemente do que foi divulgado por