Gente Que Faz História: Hoje é aniversário do médico e cientista baiano Dr. Elsimar Coutinho

Elsimar Metzker Coutinho nasceu em Pojuca-BA, 18 de maio de 1930. É cientista, professor e médico ginecologista.

Foto: Reprodução / CEPARH

Dr. Elsimar Coutinho é, indiscutivelmente, um homem que nasceu para fazer história. Há mais de 50 anos, suas pesquisas e descobertas nos campos da saúde e da reprodução humana vêm quebrando paradigmas e derrubando conceitos milenares.

Por sua imensa contribuição à saúde e ao bem-estar do ser humano, é reconhecido mundialmente como um ícone da medicina. Mas o que faz desse brasileiro um profissional singular e à frente de seu tempo não são apenas as centenas de trabalhos publicados nos quatro cantos do planeta. Dr. Elsimar Coutinho é, acima de tudo, um apaixonado pela medicina. Uma paixão que, segundo ele, foi herdada.

Foi o pioneiro no Brasil a defender e implementar o Planejamento Familiar, saga que continua até hoje na cidade de Salvador, capital da Bahia, com o Centro de Pesquisa e Assistência de Reprodução Humana (CEPARH), instituição de renome internacional da qual é presidente.

Maior que a dor do parto é a dor da criança abandonada. Assumir a paternidade e criar os filhos com dignidade, dando bons exemplos. Esse é o caminho da cidadania”.

Dr. Elsimar Coutinho esteve em Senhor do Bonfim na década de 1990, gestão do saudoso Prefeito Jonas Costa, para proferir palestra no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.

*BLOG DO ELOILTON CAJUHY