GENTE QUE FAZ HISTÓRIA: 29 de junho – Aniversário de Pedro Paulo Rangel e Dado Villa-Lobos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Pedro Paulo Rangel nasceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de junho de 1948. É ator, diretor, tradutor, e letrista brasileiro.

Em 1969, fez sua estréia na televisão, na Rede Tupi de São Paulo, no elenco da novela Super Plá, de Bráulio Pedroso. Ainda na Tupi, participaria de mais duas novelas: Toninho on The Rocks, de Teixeira Filho, em 1970, e Dinheiro Vivo, de Mário Prata, em 1979.

Em 1972, estreou na TV Globo, a convite do ator e diretor Moacyr Deriquém, na novela Bicho do Mato, de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro. Em seguida, integrou o elenco da novela A Patota, de Maria Clara Machado, contracenando pela primeira vez na televisão com Marco Nanini.

Em 1975, protagonizou o primeiro nu masculino da televisão brasileira, na novela Gabriela, adaptação de Walter George Durst. Foi nesse ano também que ganhou seu primeiro protagonista, o jovem aventureiro Carlos de O Noviço, adaptação de Mário Lago. Em 1976, participou de Saramandaia, de Dias Gomes e em 1978, despontou em O Pulo do Gato, de Bráulio Pedroso.

Em 2013, após mais de 30 anos na Rede Globo, o ator não renovou contrato com a emissora para se dedicar exclusivamente ao teatro.

Eduardo Dutra Villa-Lobos, conhecido artisticamente por Dado Villa-Lobos nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 29 de junho de 1965.

É mais conhecido por seu trabalho como guitarrista da banda Legião Urbana, e também por ser sobrinho-neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos.

Tocou na banda Dado e o Reino Animal antes de substituir Ico Ouro-Preto quando este desistiu de continuar na banda de rock brasiliense Legião Urbana. Assumiu a guitarra da Legião em março de 1983, as vésperas de um festival que seria realizado no auditório da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO).

Nesta mesma época Dado estava no começo do estudo de Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UnB). Seu plano era iniciar sua formação em Brasília e terminar seus estudos em Aix-en-Provence, mas deixou de lado os estudos para se dedicar à música.

Esteve na Legião Urbana até o seu fim, ocorrido com a morte de Renato Russo em 11 de outubro de 1996. Onze dias depois, Dado, juntamente com Marcelo Bonfá, anunciou oficialmente o fim da banda.

*Wikipédia

Veja também