Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social é debatido em Jornada Social em Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

ASCOM – Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim – BA
Telefones: 74 3541-8366
Endereço: Praça Juracy Magalhães, 126
E-MAIL: ascom@pmsb.ba.gov.br
SITE OFICIAL: www.pmsb.ba.gov.br
FAN PAGE: www.facebook.com/oficialpmsb

“Fortalecendo o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em Senhor do Bonfim”, esse foi o tema principal da Jornada Social, realizada no último dia 10 de abril pela Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), no salão de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Durante todo o dia, em meio aos pertinentes assuntos tratados, o público presente teve acesso a bens culturais e intangíveis, como boa música, apresentações das crianças e dança autoral.

Tendo como norte a proteção dos indivíduos, a palestra de abertura “Retirar pessoas da situação de risco ou de vulnerabilidade é a principal meta da proteção social”, ministrada pela consultora Mana Pinho, tratou da questão do amparo às pessoas, do acesso universal ao serviço público, como também da restauração das questões de vínculo, das relações sociais e do sentimento de pertencimento.

“Fortalecer o SUAS é a forma que nós executamos as políticas públicas de Assistência Social. Dentro desse tema, nós direcionamos para a missão principal do Sistema Único, que é retirar as pessoas das situações de risco e vulnerabilidade. O que pretendemos é fazer com que aquela família que chegue ao CRAS, ao CREAS, ao Serviço de Convivência, à Secretaria de Assistência Social consiga ter o fortalecimento da sua capacidade de proteção”, explicou Mana Pinho.

O Sistema Único de Assistência Social de Senhor do Bonfim (SUAS/SB) foi instituído em 2017 com a finalidade de garantir o acesso aos direitos socioassistenciais previstos em Lei, tendo o Município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a responsabilidade por sua implementação e coordenação.

Articulação intersetorial – De acordo com a secretária Vera Magalhães (SEMAS), a Assistência Social em Senhor do Bonfim, trabalhando em conjunto com as demais secretarias de Governo, se concretiza como balizadora dos direitos dos cidadãos bonfinenses.

“Esse é um momento muito importante, pois estamos discutindo e dialogando, trocando experiências e saberes em relação à vulnerabilidade social pela qual nossas famílias passam. Este Governo pensa diferente. Pensamos na unidade das secretarias, pois a criança da escola, é a mesma da saúde, é a mesma que passa pala assistente social, a que está no Programa Bolsa-Família. Portanto, o que mais nos preocupa é a proteção social, uma articulação intersetorial na promoção da dignidade das famílias”.

Representando o prefeito Carlos Brasileiro, que estava em viagem oficial, o vice-prefeito José Antônio lembrou o compromisso do Governo da Terra do Bom Começo para o bem estar dos cidadãos. “Nessa Jornada reafirmamos o fortalecimento do SUAS e o compromisso principal do governo, que é atender bem as pessoas e melhorar ainda mais a autoestima e a qualidade de vida do nosso povo”, ressaltou o vice-prefeito.

A diretora de Proteção Social Especial, Layane Souza mediou as discussões na Mesa Redonda sobre a Lei da Escuta Protegida. Enquanto as palestras finais ficaram por conta da Gabriela Carvalho falando sobre “A Importância do Planejamento Estratégico para o Sucesso da Política Pública” e Mana Pinho encerrou com a explanação do Plano Municipal de Assistência Social.

Dentre os direitos socioassistenciais assegurados por Lei ao cidadão, podemos citar: direito de equidade rural-urbana, de acesso às proteções básica e especial da política de assistência social; direito de equidade social e de manifestação pública; direito em ter garantida a convivência familiar, comunitária e social; direito à renda e outros.

Veja também