Feminicídio em Cachoeira: Suspeito de matar estudante de serviço social a tiros tem prisão preventiva decretada

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Elitânia de Souza da Hora foi assassinada quando saía da faculdade, na cidade de Cachoeira, recôncavo baiano. Homem é ex-namorado da vítima e é considerado foragido

Por G1 BA

Alexandre Passos Silva Góes é considerado foragido — Foto: Reprodução/TV Bahia

O homem suspeito de matar a estudante de serviço social, de 25 anos, na quarta-feira (27), na cidade de Cachoeira, recôncavo da Bahia, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça nesta quinta-feira (28). A informação foi divulgada pelo delegado João Mateus, que investiga o caso.

Segundo informações do delegado, com mandado de prisão, Alexandre Passos Silva Góes, ex-namorado de Elitânia de Souza da Hora é considerado foragido.

“Todas as medidas já tinham sido tomadas pela polícia e também pela Justiça, o que não havia eram indícios suficientes para que a Justiça decretasse a prisão dele, diante das informações que a gente obtinha até o momento. As investigações estão no sentido de localizar o autor para que ele possa responder pelo crime”, disse o delegado.

Elitânia foi assassinada na noite de quarta-feira (27), quando saía da universidade. A jovem tinha uma medida protetiva que impedia a aproximação do suspeito. Conforme a advogada da família da vítima, o ex-namorado dela é filho de um juiz baiano. Não há detalhes da cidade onde ele atua.

O velório de Elitânia ocorreu nesta quinta na casa da mãe dela, localizada na Guaíba, zona rural de Cachoeira. Já o sepultamento contou com a presença de dezenas de amigos e familiares, por volta das 17h, no cemitério localizado no bairro Morumbi, em Cachoeira.

Sob forte emoção, os familiares da vítima levaram cartazes e fizeram protesto durante o sepultamento. “Vão precisar quantas “Elitânias” morrerem para que o estado venha tomar as devidas providências?”, disse Catharina Fernandes, aluna da UFRB.

Uma amiga que estava com a vítima no momento dos disparos contou que elas notaram a aproximação de alguém em uma moto e Elitânia pensou que seria assaltada, mas, de repente, o homem que estava na motocicleta atirou. A colega de Elitânia não teve ferimentos.

Elitânia de Souza da Hora foi morta a tiros a caminho de casa após deixar aula — Foto: Reprodução/Facebook

Após o crime, a UFRB decretou luto de três dias e suspendeu as aulas desta quinta-feira no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Nesta manhã, a fachada do CAHL, onde Elitânia de Souza cursava serviço social, estava com cartazes e uma grande faixa com a palavra “Luto”.

A ação fez parte do protesto dos alunos e estudantes que fizeram uma caminhada do prédio onde a jovem estudava até o fórum da cidade de Cachoeira.

Elitânia era do quilombo Tabuleiro da Vitória, na zona rural de Cachoeira. Maria das Graças Brito, uma das lideranças do quilombo, relatou as agressões que a vítima sofreu do ex-companheiro. Segundo Maria, educação quilombola era o tema de conclusão de curso da estudante.

Por meio de nota, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) informou que acompanha as investigações do assassinato da estudante Elitânia de Souza e se solidariza com parentes e amigos.

“A secretaria, assim como amigos e familiares, destacou que a jovem era uma liderança da comunidade quilombola do Tabuleiro da Vitória. A coordenação de Enfrentamento à Violência da SPM-BA está em contato com o delegado titular de Cachoeira, João Mateus, com a representação local do Ministério Público, além do secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Edvaldo Conceição, a fim de acompanhar as investigações e contribuir, no que for necessário, para a elucidação do caso e punição do agressor”.

Veja também