FBF divulga tabela do Campeonato Baiano com início marcado para 15 de janeiro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Finais da competição estadual estão previstas para acontecer nos dias 30 de março e 3 de abril.

Por Redação do ge — Salvador

Campeonato Baiano 2022 — Foto: Divulgação / FBF

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta terça-feira (14), a tabela do Campeonato Baiano de 2022. A competição estadual vai ter início no dia 15 de janeiro, um sábado, e as finais estão previstas para 30 de março e 3 de abril. Uma quarta-feira e um domingo, respectivamente.

O pontapé inicial do Baianão 2022 vai ser dado no jogo entre Bahia de Feira e Bahia, marcado para a Arena Cajueiro, em Feira de Santana, às 16h. A estreia do Vitória vai ser no dia seguinte, contra a Juazeirense, no Barradão, também às 16h.

Confira a primeira rodada completa do Campeonato Baiano 2022:

  • Bahia de Feira x Bahia, sábado, 15 de janeiro, às 16h
  • Atlético de Alagoinhas x Vitória da Conquista, sábado, 15 de janeiro, às 18h30
  • Vitória x Juazeirense, domingo, 16 de janeiro, às 16h
  • Jacuipense x Doce Mel, domingo, 16 de janeiro, às 16h
  • Unirb x Barcelona, domingo, 16 de janeiro, às 18h30

Com Vitória e Bahia em divisões diferentes mais uma vez, e sem a presença do Rubro-Negro na Copa do Nordeste, o único Ba-Vi garantido em 2022 acontece na quarta rodada da primeira fase do Baianão. O clássico está marcado para o Barradão, e pode acontecer nos dias 2 ou 3 de fevereiro.

Regulamento

Nada mudou em relação ao modelo de disputa e no caminho até o título estadual. Os dez clubes da primeira divisão vão compor um grupo único, apenas com jogos de ida. Ao fim das nove rodadas, os quatro primeiros colocados se encontram na semifinal, e posteriormente na final. Todas as partidas do mata-mata vão acontecer em jogos de ida e volta.

A Série A do Baianão 2022 dará vagas na Copa do Brasil de 2023 ao campeão, vice-campeão e terceiro colocado. Para a Copa do Nordeste 2023, terá direito à primeira vaga o campeão baiano. A segunda vaga na competição regional será do clube mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF, como já aconteceu em 2021.

Vão participar da primeira divisão do Campeonato Baiano em 2022: Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Doce Mel, Jacuipense, Juazeirense, UNIRB, Vitória e Vitória da Conquista.

Veja também