FALE CORRETO: Qual a diferença entre “mal” e “mau”?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

mal_mauNuma de suas provas, a Universidade de São Paulo, pediu aos alunos que escrevessem três frases com a palavra “mal”. Mas era necessário usar os três valores gramaticais da palavra “mal”. Todo mundo se lembra imediatamente de dois desses valores. “Mal” pode ser advérbio, como ocorre na frase: “Aquele jogador joga mal“, em que “mal” designa o modo como alguém joga.

“Mal” também pode ser substantivo: “Nunca pratique o mal; pratique sempre o bem”.

E o terceiro valor gramatical da palavra “mal”? É o de conjunção indicativa de tempo e equivalendo a “logo que”, “assim que”, “imediatamente depois que”: “Assim que você saiu / Logo que você saiu / Mal você saiu, ela chegou”. Esse “mal” se escreve com “l” e é conjunção.

Outra dúvida em relação a essa palavrinha diz respeito a sua grafia. Isso ocorre porque também existe “mau”, com “u”. Para resolver essa questão, há uma dica muito útil: mau” com “u” se opõe a “bom”; mal” com “l” se opõe a “bem”. “Fulano joga bem“. / “Fulano joga mal“. / “Fulano é bom jogador”. / “Fulano é mau jogador”.

Caso você esqueça quem é o contrário de quem, coloque em ordem alfabética: “mal” vem antes de mau” e “bem” vem antes de “bom”. Pronto: está resolvido o assunto.

*TV Cultura

Veja também