Ex-presidente da Academia de Letras de Senhor do Bonfim lança novo livro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Por Edvan Cajuhy

Período de quarentena em prevenção a pandemia do Coronavírus que aflige não somente o povo brasileiro, mas, toda a população mundial e, ainda com a crise econômica a nível mundial e a crise politica brasileira em plena pandemia, onde deveria estar o foco dos governos federal, estaduais e/ou municipais, ao invés de outras frivolidades particulares. Temos que nos apegar às nossas crenças, seja ela qual for, e nos debruçar sobre leituras e conhecimento para entender o nosso processo histórico, social e politico, bem como, praticar a leitura como um momento de formação e entretenimento.

Com esta introdução, faço esta pequena e sucinta resenha sobre mais uma obra literária de grande importância para nossa história brasileira e regional (sertaneja), com suas lutas e movimentos sociais sempre em busca de alcançar ou conseguir a garantia dos direitos inerentes a todos os seres humanos e brasileiros, mas, que muitas das vezes, tem sido ao longo da história negligenciado pelos governos. Assim apresento a vocês: CRÔNICAS DA TERRA DO SOL do amigo, ex-presidente da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB, cordelista, poeta, cronista e estudiosos da Guerra de Canudos e das questões Sertanejas, José Gonçalves do Nascimento.

CRÔNICAS DA TERRA DO SOL é um livro que já pela capa nos instiga a lê-lo, pois traz uma das vinte e cinco capelas do Caminho da Santa Cruz em Monte Santo, município de origem do escritor. O título já nos remete as crônicas que terá como cenário o Nordeste brasileiro, o sertão e os processos de luta e resistência do nosso povo e,  por quê não dizer, do nosso processo identitário que como disse Euclides da Cunha: “O sertanejo acima de tudo é um forte!”

A obra traz um lindo texto poético sobe o “Sertão Grande”, na primeira orelha do livro. Logo em seguida, uma dedicatória aos homens e mulheres – “Heróis Sertanejos”, que contribuíram para o engrandecimento da nossa história de luta. Em seguida, surge uma linda poesia de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa), grande escritor português, desembocando num prefácio espetacular da professora e escritora romancista monte-santense Sarah Correria, autora do livro: A Menina que Cavava com a Caneta e também Shaíra e a Saudade.

José Gonçalves do Nascimento divide a citada obra em quatro blocos que ele denomina Opus I, onde nos apresenta várias crônicas falando de acontecimentos, encantos e a cultura sertaneja e nordestina, a exemplo de “A Caatinga e seus Múltiplos Encantos, Saudades das Donzelas  Lá da Casa de Farinha”, e outras.

Opus II, são apresentadas crônicas de reflexões e explicações de obras literárias e artísticas sobre e do Nordeste, como: “Morte e Vida Severina, O Pagador de Promessas, Há Gatos Fora do Balaio (este é o prefácio do Livro Balaio de Gato de Edvan Cajuhy), Euclides, O poeta dos Sertões” e etc.

No Opus III, o escritor nos presenteia com textos bem elaborados e de entendimento sobre Canudos, a relação de Canudos e Monte Santo, Antônio Conselheiro e Monte Santo, e desses acontecimentos nordestinos, “distantes” no tempo e no espaço com outros acontecimentos a nível nacional e mais recentes como: ‘o surgimento das Favelas’.

Já no Opus IV, ele abre esse bloco com o belíssimo texto: “A Beleza Salvará o Mundo”, onde ele transcorre sobre a necessidade da arte e como esta é inerente ao ser humano. Textos que homenageiam pessoas como o grande educador Dr. Paulo Batista Machado, ex-prefeito de Senhor do Bonfim, com o texto: “Prefeito na Praça”, ou ainda instituições como, por exemplo, Pastoral da Criança em comemoração aos seus 30 anos de serviço prestado a sociedade brasileira e nordestina, principalmente às crianças, em defesa da vida. E por fim, um apêndice com pequenos textos sobre personagens outros que lutaram pelo bem dos povos da América Latina (pobres, negros, indígenas e nordestinos) e por último, um descortinar sobre a Filosofia da Libertação.

O autor dessa obra teceu suas crônicas todas fundamentadas em vários autores renomados. Ele cita Euclides da Cunha, a Constituição Brasileira de 1988, Eduardo Galeano, Henrique Dussel, Dacy Ribeiro e ainda cita Fiódor Dostoiévsk e tantos outros. É uma obra densa e reflexiva, porém enriquecedora.

Caros leitores e leitoras ao debruçar-se sobre esta obra e passear pelas suas crônicas, com certeza, estará mais “sabido” em conhecimento que contribuirá para sua formação e compreensão da realidade, bem como, viajar pelos lindos recantos nordestinos (sertanejos) de muitas histórias e encantos.

E para terminar essa pequena resenha sobre a obra do grande, José Gonçalves do Nascimento, recomendo-a para que vocês leitores e leitoras aventurem-se pelas ricas páginas desta obra, descobrindo um Brasil, um Nordeste, um Sertão, que ainda vocês talvez não conheçam. E neste tempo de pandemia, termino com a frase de Fiódor Dostoiévsk citado por José Gonçalves do Nascimento: A BELEZA SALVARÁ O MUNDO. Boa leitura! Buena Lectura! Buona Lettura!

Edvan Cajuhy – Professor, escritor, poeta, cronista, contista, artista plástico e vice-presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB.

Veja também