Estudantes da UNEB participarão do espetáculo “Paixão de Cristo” em Andorinha

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Os estudantes da graduação de Teatro do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, foram convidados pelo vereador de Andorinha, Vagner Lavor, e pelo presidente da Companhia de Arte-Educação e Cultura Popular de Andorinha (Cia. And’Art), Genilson Gomes, a participarem do “Projeto Via Sacra de Andorinha: A Paixão de Cristo”, que consiste na montagem e apresentação de um espetáculo com cerca de 200 atores e atrizes amadores locais.

O espetáculo da Paixão de Cristo é uma referência na história do teatro ocidental com grande repercussão na Idade Média. A atualização e permanência desse espetáculo na contemporaneidade demonstra a força da sua dramaturgia, pois mesmo não havendo uma tradição teatral muitas cidades brasileiras montam a Paixão de Cristo, garantindo a presença do teatro em diversas localidades.

Assim, a Cia. And’Art, uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que nasceu a partir de um grupo de teatro, mantém essa tradição, realizando a apresentação há 15 anos. Dessa forma, a partir da importância desse espetáculo, o coordenador do Colegiado de Teatro, Reginaldo Carvalho afirma que “a participação dos estudantes de Teatro ajudará a fortalecer o vínculo territorial entre os produtores e apreciadores de arte, e também aproximará a universidade da comunidade”.

Nesse sentido, o vereador Vagner Lavor afirma que “a parceria com a UNEB é fundamental para o fortalecimento das expressões culturais, especialmente do teatro em nosso território, bem como, para a difusão desse importante curso pelo qual tanto lutamos e sonhamos, e hoje é uma realidade”.

É importante destacar que o “Projeto Via Sacra de Andorinha: A Paixão de Cristo” já foi objeto de estudo da egressa do curso de Pedagogia, Jéssica Figueiredo, resultando em artigo publicado no livro “Minha aldeia é todo o mundo: saberes e práticas educativas contextualizadas”, organizado pelos professores do DEDC- VII, Pedro Paulo Rios e André Ricardo Vieira.

Neste sábado (16), a Companhia de Artes e o vereador participarão da semana de integração dos estudantes da licenciatura em Teatro no Anexo Professor Marcos Fábio Oliveira Marques da UNEB, localizado no Colégio Estadual Senhor do Bonfim (CESB), abordando sobre a história do espetáculo, incentivando ainda mais a atuação dos estudantes na montagem.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

Veja também