Especialistas alertam que condições que levaram ao aumento de casos de microcefalia no NE podem voltar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Da Rádio Câmara, de Brasília, Karla Alessandra

Em agosto de 2015, neuropediatras de hospitais públicos da capital pernambucana observaram um aumento do número de casos de microcefalia associados a anomalias cerebrais. Deste então, pesquisadores desconfiaram da incidência do zika vírus nesse aumento no número de casos.

Quatro anos depois, os pesquisadores já descobriram que a gravidade dos casos de microcefalia registrados no Nordeste tem relação com uma bactéria que se reproduz na água de nome saxitoxina e que a exposição à dengue associada à desnutrição tornou os casos mais severos.

Para ouvir alguns desses pesquisadores, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, realizou audiência pública que contou também com a participação do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (11).

O pesquisador em microbiologia celular Flávio Lara destacou que a gravidade dos casos de microcefalia no Nordeste foi resultado de uma junção de fatores que ainda não foram sanados e podem voltar a ocorrer naquela região.

“A saxitoxina provavelmente é um deles, restrição proteica também, a desnutrição. A ocorrência da dengue na região ser mais prevalente que nas outras regiões do país também foi um deles e os próximos passos da pesquisa é procurar por outros fatores ambientais evitáveis para a gente poder se preparar para uma possível futura epidemia de zika na região”.

O professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco Renato Molica lembrou que no Brasil apenas 52 por cento do esgoto são coletados e desse total somente 46 por cento são tratados, o que leva a condições ideais para a reprodução da saxitoxina, bactéria que não é retirada da água através do processo de tratamento atual.

A coordenadora geral de vigilância em saúde ambiental do Ministério da Saúde, Thais Cavendish, lembrou que já existe um protocolo de tratamento da água potável que é atualizado a cada cinco anos. Mas ela reconhece que os níveis de saneamento no Brasil ainda são muito baixos, dificultando esse controle.

Para o deputado Doutor Leonardo, do Solidariedade do Mato Grosso, a pesquisa demonstra que a situação é preocupante e por isso precisa ser discutida juntamente com a população. “Demonstrando a necessidade de mais recursos em pesquisa porque os recursos são finitos, são poucos e como aplicá-los com qualidade que realmente atenda o povo é através de pesquisa. Então, trazer para cá o Ministério, os pesquisadores para debater, para demonstrar o conhecimento, para divulgar isso e ampliar a discussão social, isso é papel da Câmara”.

Após quatro anos da epidemia de zika, o Brasil continua com índices de incidência de microcefalia acima dos níveis mundiais nas regiões Nordeste, Centro-oeste e Sudeste. Em 2018, a cidade de Belo Vale, em Minas Gerais, registrou 50 casos por 10 mil habitantes, enquanto no restante do mundo esse índice é de dois casos por 10 mil.

Veja também