Espadeiros bonfinenses farão distribuição de máscaras nesta terça-feira (23)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

BLOG DO ELOILTON CAJUHY
Com informações da Acesb

Num dia atípico de 23 de junho Espadeiros Bonfinenses, vão se reunir para uma ação diferente. Ao invés de soltar suas tradicionais espadas, eles vão se engajar na luta para conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de equipamentos de proteção durante a pandemia do nono coronavírus.

No item proteção os guerreiros frequentadores da tradicional Guerra de Espadas têm experiência e, em oportunidades anteriores, já desenvolveram diversas ações voltadas para conscientização do uso de EPIs aos participantes, a exemplo de distribuição de cartilhas.

Nesta terça-feira (23), a partir das 10h, a Associação Cultural dos Espadeiros Bonfinenses (ACESB) distribuirá, na área central da cidade, mais de 3 mil máscaras para a população. A ação tem como objetivo ajudar no combate ao avanço da pandemia da Covid-19 no município de Senhor do Bonfim e conscientizar a população sobre o uso de máscaras.

As máscaras foram adquiridas através de parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte e Secretaria de Saúde do município e da contribuição de espadeiros e amantes da tradição.

O Presidente da Associação, Darlan Valverde ressaltou: “Estamos unindo esforços em torno de um objetivo comum para que possamos atravessar esse período de pandemia e evitar a disseminação dessa doença, além de demonstrar que a máscara não é um simples acessório e que ela deve ser usada como uma forma de salvar vidas”.

O uso de máscara tornou-se obrigatório no Estado da Bahia, bem como no Município de Senhor do Bonfim através do Decreto 98/2020 de 29 de abril de 2020.

Além desta ação, a ACESB divulgou uma Nota Pública citando o cancelamento dos festejos juninos e recomendando aos associados e grande público amante da Guerra de Espadas que evitem aglomeração, não apenas por conta da proibição legal, mas também por causa da pandemia.

View this post on Instagram

Considerando: – As orientações da OMS; – A evolução do quadro Nacional; – A publicação de Decretos Estaduais e Decretos Municipais, dentre outras diretrizes orientadoras. Como amplamente sabido a cidade de Senhor do Bonfim, dentre outras cidades, anunciou o cancelamento dos festejos juninos deste ano, que aconteceriam em meados de Junho. A medida foi adotada diante da recomendação de se evitar aglomerações de pessoas por conta da pandemia de coronavírus que assola nosso país e o mundo. Assim, no tocante a Guerra de Espadas a Diretoria da ACESB em parceria com a Diretoria da ACEGOM vêm a público informar que apóia essa tomada de decisão dos respectivos Municípios de Senhor do Bonfim e de Governador Mangabeira e recomenda não só aos associados, mas também ao grande público amante da Guerra de Espadas que evitem aglomeração de espadeiros, não apenas por conta da proibição legal mas também por conta da pandemia. Evitemos maiores aglomerações, evitando assim que a doença aumente a taxa de contágio. Sabemos que a paixão por nossa cultura e tradição é grande, contudo, reforçamos o respeito as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e demais  autoridades sanitárias federais, estaduais e municipais. Considerando o risco de transmissão do vírus e o acometimento da Sindrome Respiratória Aguda em nossa população. A prioridade deve ser a manutenção do isolamento social, como forma de evitar a propagação do coronavírus e proteger o maior número possível de pessoas da Covid-19. Nós, que somos representantes de algumas das maiores manifestações culturais do Nordeste, entendemos que por maior que seja o prejuízo econômico e cultural, o mais importante no momento é a saúde e, principalmente, a vida das pessoas. A ACESB segue trabalhando a fim de regularizar nosso amado artefato e descriminalizar nossa tradição. DARLAN VALVERDE DOS SANTOS PRESIDENTE – ACESB ALDO DIAS CUNHA BRANDÃO PRESIDENTE – ACEGOM #saojoao #tradição #senhordobonfimba #cultura #culturabrasileira #culturapopular #nordeste #saude #respeito #acesb @rainhafm @oficialpmsb @neto_maravilha @minhacidade_bonfim @guerra_deespada @lestecoletivo @gustavoabmiranda @bobotavares8

A post shared by ACESB – Espadeiros (@acesb.espadeiros) on

Veja também