Em novo single, Andrezza Santos faz conexão ‘interplanetária’ com o mundo do “Vácuo”

FONTE: Ascom/Thiago Santos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Quem nunca ficou no “Vácuo”? Cantora Andrezza Santos lança novo single

Foto: Produtora EiFia

A ansiedade, o imediatismo e o uso desenfreado da tecnologia têm afetado, diretamente, as relações sociais. Uma mensagem visualizada e não respondida tem sido cada vez mais o estopim para intrigas e indiretas, inclusive entre amigos. É o famoso V-Á-C-U-O: uma palavra simples, composta por apenas cinco letras, mas que costuma gerar muito incômodo. Que atire a primeira pedra quem nunca ignorou ou foi ignorado, principalmente nas redes sociais.

E foi partindo de uma dessas experiências que a cantora Andrezza Santos, paulista radicada no Vale do São Francisco há cerca de cinco anos, produziu seu mais novo single, “Vácuo”, uma canção que critica, de uma maneira bastante diferente e dinâmica, a forma como as pessoas se relacionam com o tempo e com a tecnologia na atualidade. A música foi lançada nas principais plataformas de streaming de música e também ganhou um clipe, que já está disponível no YouTube.

“O acúmulo de ansiedades, angústias e notícias ruins que estamos submetidos nesse tempo de pandemia faz parecer que o nosso sistema dá pane. E foi a partir de uma pane que ‘Vácuo’ nasceu. O estopim para o surgimento da canção foi quando eu levei uma bronca de um amigo porque eu o ignorei. Depois que escrevi a letra, gravei um vídeo acústico, postei nas redes, e o feedback foi legal. Foi aí que decide lançá-la como meu segundo single de 2020”, disse Andrezza Santos, que no primeiro semestre lançou “Amor de Portelinha”, que já acumula quase 2,5 mil visualizações no YouTube.

Foto: Produtora EiFia

Composta por Andrezza Santos, que também assina os arranjos, e com co-produção musical de Iago Guimarães (natural de Senhor do Bonfim), do estúdio Casinha Lab, de Juazeiro-BA, a canção tem a participação do saxofonista petrolinense Carlos Roberto. A concepção e produção artística da identidade visual da capa do single e do clipe é assinado pela produtora EiFia, de Petrolina-PE. “Em fuga da realidade apressada, o clipe é um recorte da Alquimia entre três artistas jovens mulheres. Música, estética e corpo se cruzam num mundo pandêmico por três semanas de experimentações”, escrevem as produtoras.

O clipe traz como principal referência a dicotomia entre o passado (analógico) e o presente (digital), a partir de reflexão sobre a interferência da tecnologia no cotidiano. Outro ponto marcante da nova produção é que toda a ação de divulgação se deu através da incorporação da “Deusa do Vácuo”, uma analogia às assistentes virtuais inteligentes, que proporcionou uma interação ‘interplanetária’ entre o público e a cantora, a partir da concepção de existência de uma ‘atmosfera do vácuo’. Os resultados dessa experiência serão divulgados em breve nas redes sociais da cantora (instagram.com/andrezzasantosoficial).

Todo o processo de produção da música foi feita de forma virtual. A gravação do clipe foi feita com uma equipe extremamente reduzida e adotando todos os protocolos sanitários preconizados pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara pela equipe, distanciamento social e higienização com álcool-gel.

Andrezza Santos

Andrezza Santos iniciou sua carreira aos 13 anos e desde então vem construindo seu trabalho autoral através da mistura de elementos musicais que passeiam entre a Música Popular Brasileira e o experimentalismo eletrônico. Cursou violão e canto popular, já dividiu o palco com cantores como Verônica Ferriani, Paulo Neto, Zezé Motta e Danilo Caymmi. Acumula participações e prêmios em festivais de música pelo Brasil. Em 2019 lançou seu primeiro álbum, “Alto Lá”, que aborda sobre o despertar, a liberdade e o empoderamento feminino.

Assista ao clipe:

Veja também