Dia Mundial do Coração: entenda o que é estenose da carótida, terceira maior causa de AVC no mundo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

A data de 29 de setembro foi criada com o intuito de conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares, que podem acontecer em qualquer idade

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares. No Brasil, essa é uma das principais causas de morte, sendo o Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico o líder da lista das principais doenças cardiológicas que levam a óbito no país. O que poucas pessoas sabem é que existem diversas doenças que podem levar ao AVC, sendo uma delas a estenose da carótida, a terceira maior causa de acidentes vasculares cerebrais em todo o mundo.

A estenose da carótida é uma doença que ocorre quando as artérias carótidas, principais responsáveis pelo fluxo de sangue no cérebro, se tornam estreitas ou ficam obstruídas. Quando estes vasos encontram-se doentes, eles podem privar o cérebro de oxigênio ao enviar êmbolos de gordura e cálcio, levando o paciente ao AVC.

Segundo Fábio Espirito Santo, cirurgião vascular da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a cirurgia de carótidas é uma opção para tratar a obstrução antes que as artérias estejam totalmente comprometidas. “Existem dois métodos para realizar a desobstrução: via cirurgia aberta, a endarterectomia; ou por meio da colocação de um stent percutâneo, prática conhecida também como angioplastia. Ambas as técnicas têm resultados eficientes e é necessário que cada caso seja avaliado individualmente para que seja indicada a melhor opção”.

Nos últimos cinco anos, a equipe de cardiologia do Hospital São Camilo tem executado os processos com índices de sucesso comparáveis à literatura mundial. “A angioplastia com stent é uma opção mais moderna, mas para a maioria das pessoas a endarterectomia tem melhores resultados, principalmente nos pacientes mais graves e idosos”, explica o cirurgião vascular.

As causas para o entupimento das artérias podem ser de origem genética, mas o principal motivo para o acúmulo é comportamental. Hábitos como: dietas não saudáveis, sedentarismo, tabagismo e consumo abusivo de álcool, são os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares. Além disso, é preciso ficar atento a sinais como pressão alta, glicose sanguínea elevada, grande número de lipídios no sangue, obesidade ou baixo peso, que também fazem com que aumentem as chances de desenvolver a patologia.

*Máquina Cohn & Wolfe
Fernanda Fahel

Veja também

As duas faces da moeda

Blog do Eloilton Cajuhy Você sabe quem é esse senhor capaz de provocar tantas alterações na vida de algumas pessoas que com