Curso de extensão da UNEB de Bonfim encerra com apresentação de materiais didáticos inclusivos desenvolvidos pelos participantes

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)

O curso de extensão “Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências” do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, encerrou nesta quinta-feira (19) com apresentação de materiais didáticos inclusivos desenvolvidos pelos participantes. O projeto é fruto de parceria entre o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biologia (LIPPEBIO) do DEDC VII da UNEB e do Núcleo de Educação Inclusiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

O objetivo do projeto é possibilitar um espaço de discussão e reflexão sobre a atuação inclusiva do professor de Ciências/Biologia. Assim, a coordenadora do projeto, Rafaela Rocha, enfatiza que “para uma educação de qualidade todos devem ter direito à construção da aprendizagem”. Rafaela destacou ainda que “o projeto tem a perspectiva de fortalecer as políticas inclusivas na Educação Básica e nos fundamentos teóricos metodológicos da educação em direitos humanos”.

O estudante do 3º período da Licenciatura em Ciências Biológicas, Edvan Santana, destacou que “o curso fomenta a prática de diversas atividades que incorporem os alunos com deficiência física ou psicológica no contexto geral com a turma, trazendo diálogos, discussões e facilitando o conhecimento dos estudantes referente ao conteúdo”. Edvan reforçou ainda que “o curso nos mostrou como ensinar e desenvolver uma metodologia que atenda todos os alunos em uma sala que possui diferentes pessoas com realidades diversas”.

A programação do curso contou com palestras, atividades de planejamento e rodas de conversa sobre experiências com a inclusão de pessoas com deficiência na Educação Básica. As atividades foram ministradas pelas professoras Rafaela Rocha e Kelly Meneses, no Centro de Artes Professor Marcos Fábio Oliveira Marques, no Colégio Estadual Senhor do Bonfim.

Veja também