Coronavírus: Bahia não registra novos casos na tarde desta segunda(23); Bonfim tem mais um caso descartado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

BLOG DO ELOILTON CAJUHY
Fontes: Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim (Semus)

Mais um boletim diário sobre o coronavírus foi divulgado na tarde desta segunda-feira (23), pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim (Semus), também trouxe informação atualizada em nosso município.

Nenhum caso de coronavírus (Covid-19) foi confirmado na Bahia na tarde desta segunda-feira. A Bahia totaliza 63 pacientes confirmados com coronavírus, 725 foram descartados e não há óbitos registrados. Todos os casos foram importados ou de transmissão local.

Os municípios com casos positivos são estes: Salvador (37), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Seguro (8); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); Barreiras (1); Conceição do Jacuípe (1); Juazeiro (1); Jequié (1 – caso importado de São Paulo); Brumado (1 – caso importado de Belo Horizonte).

Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

De acordo com boletim divulgado às 17h desta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim (Semus), o município não registrou nenhum novo caso suspeito. E a boa notícia é que mais um caso suspeito foi descartado.

Portanto, Bonfim segue com 6 casos suspeitos, sendo 4 descartados e mais dois sob investigação. É importante que a população siga à risca as medidas anunciadas pela prefeitura, principalmente permanecer em suas residências.

Veja também

As duas faces da moeda

Blog do Eloilton Cajuhy Você sabe quem é esse senhor capaz de provocar tantas alterações na vida de algumas pessoas que com