Confira os benefícios do crochê e tricô para a saúde

FONTE: Dicas Pra Todos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Os artesãos e praticantes do crochê e tricô praticam a atividade com diversos propósitos diferentes, dentre eles a venda, a decoração ou mesmo para presentear amigos. Mas você sabia que a prática é muito indicada para o combate ao estresse, por exemplo?

Neste artigo, vamos te contar os principais benefícios que essa prática tão comum entre os nossos avós, pode nos proporcionar. Confira a seguir!

O crochê e tricô previnem doenças degenerativas

A prática do crochê exige muita concentração, raciocínio e coordenação motora. Por esse motivo, dentre o fato de que a prática também é uma estratégia terapêutica para doenças psicossomáticas, fazer aulas de tricô e crochê pode ajudar na prevenção de doenças como o Alzheimer e o Parkinson.

Auxilia no tratamento contra a depressão

Já foi comprovado cientificamente que a prática de atividades artísticas pode ajudar muito no tratamento contra a depressão, e nesse sentido, o crochê pode ser uma ótima opção. Manter uma atividade intelectual ajuda a diminuir a ansiedade e pode ajudar muito no tratamento contra a depressão. Além de promover o senso de utilidade, existem muitos grupos que estimulam para além da prática, o convívio social.

Reduz o estresse e produz relaxamento

A produção de trabalhos manuais aumenta significativamente os níveis de serotonina no cérebro e consequentemente a sensação de bem-estar e prazer, além disso, diminui os hormônios causadores do estresse como o cortisol e a adrenalina.

Melhora o funcionamento do cérebro

A prática de crochê pode auxiliar muito o desenvolvimento da coordenação motora, pois a ação de coordenar os movimentos de linhas e agulhas atua como um treinamento de habilidades para o cérebro. Além disso, os trabalhos manuais, na maioria das vezes, também estimulam o raciocínio matemático. As etapas de aprendizagem e prática, exigem muita atenção e por isso, também podem ser muito útil para auxiliar pessoas mais ansiosas, agitadas e com dificuldades de concentração.

Melhora a visão

A prática do crochê pode auxiliar até mesmo na prevenção de doenças como a catarata e na degeneração da visão. Isso ocorre porque o movimento que os olhos precisam realizar para acompanhar o trabalho manual, ajuda a melhorar a acurácia visual, que representa a exatidão com que enxergamos algo.

Aumenta a autoestima

A capacidade de planejar e criar algo do começo ao fim, aumenta a autoestima e a sensação de dever cumprido. Em muitos casos, quando utilizada de forma terapêutica, a prática pode melhorar a autoestima, o senso de utilidade e de pertencimento social. Além disso, também auxilia muito na melhora da coordenação motora, que produz benefícios que podem ajudar indivíduos em diversas outras práticas.

Dentre outros inúmeros benefícios, a prática pode inclusive proporcionar uma nova profissão para aquelas pessoas que buscam um novo caminho profissional. E mesmo para quem só deseja aprender crochê por hobbie, a prática proporciona inúmeros benefícios, inclusive para a sua saúde mental.

Não existe idade para aprender algo novo, e quanto mais rápido aprender, mais rápido poderá apreciar as vantagens dessa prática que só tem a agregar no seu dia a dia e na sua saúde.

Veja também