COMPORTAMENTO: O que fazer quando o ex voltar a aparecer em sua vida?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

É possível lidar com o ex ou precisamos afastá- lo da nossa vida

Todos nós já experimentamos o resultado da participação de alguém em nossa vida, especialmente no tempo do namoro. Sabemos que, de uma maneira ou outra, fomos marcados por algumas pessoas. Apesar de todos os sentimentos e sensações vividas, sempre que as atitudes e os objetivos comuns não são alcançados, por razões conhecidas somente pelo casal, resolve-se interrompê-lo.

Após o rompimento de um namoro, que durou algum tempo, é muito comum que o (a) ex-namorado (a), insista em novamente querer restabelecê-lo. Assim sendo, o antigo companheiro parece surgir das “cinzas” com um amor revigorado pela namorada, tentando convencê-la de que agora será diferente.

Foto Ilustrativa: Antonio Guillem / by Getty Images

Quase que numa atitude desesperada, ele (a) sai literalmente no encalço da antiga namorada (o), com gestos que talvez, nem no tempo em que estava com ela e se dizia apaixonado, eram comuns da parte dele. Dessa forma, ele insiste em falar com a jovem por telefone, enviando-lhe mensagens, mandando-lhe flores, forçando um encontro ao percorrer os mesmos caminhos que ela costuma fazer, “congestionando” as suas redes sociais. Tudo na tentativa de reconquistá-la pela insistência.

O que fazer? Como agir?

Sem questionar a eficácia ou as táticas de abordagem do (a) ex-namorado (a), reatar um antigo relacionamento exige muito mais prudência por parte da pessoa que foi abandonada. Se ainda houver certo carinho pelo “ex”, a reaproximação dele, com certeza, vai mexer com os sentimentos da jovem. E, certamente, a razão poderá ficar “anestesiada” com a possibilidade de reviver o romance.

Reatar um relacionamento, que não teve um desfecho feliz; em um primeiro momento vai exigir uma atenção especial, pois, ninguém o termina sem motivos. Alguma coisa justificou a atitude daquele que resolveu romper o compromisso. E antes de reviver o relacionamento de “segunda-mão”, algumas precauções devem ser consideradas, por exemplo, esclarecer abertamente quais foram os motivos que ele ou a namorada, tiveram para desistir do namoro; quais as lições que aprenderam a partir da experiência vivida, considerando-se também o que poderia ser diferente desta vez.

Esses são alguns questionamentos, que precisam ser feitos para que consiga-se obter uma resposta satisfatória, além de, conhecer as razões pelas quais ele (ela) voltou a manter contato. Porque, muitas vezes, as vantagens, facilidades, intimidades, ou até mesmo o conforto proporcionado pelo relacionamento vivido, podem ser os motivos que o (a) levaram a querer retomá-lo, e não o sentimento e o compromisso de querer construir alguma coisa duradoura.

Precisamos ter um relacionamento sólido

Um relacionamento no qual as crises, os desentendimentos e, também, as carências não são plenamente trabalhados e solucionados, facilmente pode se transformar num eterno “vai-e-vem”, em que um passa a ser apenas instrumento nas mãos do outro. De modo que o sentido, o objetivo e os propósitos do relacionamento acabam se perdendo.

É claro que aprendemos com nossos erros, e em algumas ocasiões, podemos ter tomado atitudes precipitadas e equivocadas. Mas, antes que o sintoma da “cegueira passional”, tome conta da inteligência e do bom senso do casal, vale a pena relembrar todos os momentos que foram vividos. E, se ainda assim, desejarem viver uma segunda chance, é necessário que ambos demonstrem sinais de maturidade, sobre o que realmente esperam da retomada do envolvimento, estabelecendo novos objetivos para o que desejam viver de maneira frutuosa, e diferente do que viveram na primeira experiência.

 

 

 

 

 

*Dado Moura
Dado Moura trabalha atualmente na Editora Canção Nova, autor de 4 livros, todos direcionados a boa vivência em nossos relacionamentos. Outros temas do autor estão disponíveis em www.meurelacionamento.net twitter: @dadomoura facebook: www.facebook.com/reflexoes

Veja também