Começa parceria para tornar Senhor do Bonfim um dos maiores produtores de Leite da Bahia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Nas décadas de 1970 e 1980, o município de Senhor do Bonfim era um dos maiores produtores de leite do estado da Bahia. Fortes estiagens e falta de investimentos no setor diminuíram a produção.

Uma parceria entre prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, pecuaristas, governo do Estado, Instituto Federal e a Cescage Genética prometem mudar essa história.

O primeiro passo foi dado na última terça-feira (23), com a chegada de embriões de alta qualidade genética vindos de Ponta Grossa, Paraná. Os embriões chegaram em recipientes com nitrogênio líquido e foram usados inicialmente em animais pré-selecionados nas Fazenda Lagoa da Pedra e Várzea Cumprida, na região de Quicé.

Em média, o processo de transferência de embriões leva 15 minutos. Os embriões são fertilizados em laboratório e sete dias depois transferidos para a vaca receptora (barriga de aluguel). “A partir de 23 dias é feito o diagnóstico de prenhez e a gestação leva entre 280 e 290 dias”, disse o médico veterinário da Cescage Genética, Leonardo Proença.

A raça escolhida para o melhoramento genético foi a Girolando, adaptada melhor ao clima Semiárido. O criador Aécio Cardoso teve 16 vacas que receberam embriões de genética avançada. “Vamos sair de uma produção de 18 litros de leite por vaca para alcançar uma média de 40 litros por dia. Acredito que é um salto para primeiro mundo”, disse entusiasmado Aécio.

O diretor-geral do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Campus Senhor do Bonfim – e um grupo de alunos de licenciatura em Ciências Agrárias, acompanharam o processo de transferência de embriões.

A gente tem como propósito desenvolver todo processo de estudo, mapeamento e seleção de raças adequadas. Essa parceria vai trazer para área de pesquisa, extensão e ensino uma potencialidade para o território”, comentou o diretor-geral do IF, Alaécio Santos Ribeiro.

Além de Quicé, criadores do Barro, Passagem Velha e Catuni foram beneficiados com a técnica de melhoramento genético do rebanho. Mais de 70 animais receptores receberam embriões de alta qualidade genética.

A grande vantagem desse projeto é trazer o que existe de melhor em tecnologia de fertilização in vitro para alavancar a nossa pecuária leiteira”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Fábio Cedraz.

O programa de melhoramento genético surgiu em 2017 quando o fundador do Cescage Genética, professor José Sebastião Fagundes Cunha, esteve em Senhor do Bonfim. Na oportunidade, o diretor da Cescage participou de um evento no Campus do Instituto Federal.

Em agosto desse ano, uma missão de técnicos do governo da Bahia, juntamente com prefeito Carlos Brasileiro e o secretário Fábio Cedraz, retribuiu a visita e foi ao Paraná. A missão esteve no centro de biotecnologia e reprodução animal da Cescage.

Estamos muito felizes de estar sendo parceiro da Cescage. Estamos convictos que essa parceria com governo do Estado e IF Baiano fará de Senhor do Bonfim referência em melhoramento genético no Brasil“, disse o prefeito Carlos Brasileiro.

Durante o processo de transferência de embriões, o prefeito ainda fez o seguinte comentário: “O nosso governo está trabalhando para melhorar a qualidade dos animais, a renda das famílias, e, consequentemente, melhorar a economia do nosso município“, pontuou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná se destaca como o segundo maior produtor de leite do País. Nos últimos dez anos, contribuindo em quase um quarto para o crescimento da produção brasileira e elevando sua participação de 10,65%, em 2006, para 14,07%, em 2016, dado mais recente aferido pelo Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná).

*ASCOM – Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim – BA
Telefones: 74 3541-8366 / 99110-9117

Endereço: Praça Juracy Magalhães, 126
E-MAIL: ascom@pmsb.ba.gov.br
SITE OFICIAL: www.pmsb.ba.gov.br
FAN PAGE: www.facebook.com/oficialpmsb

Veja também

Agradeça

Blog do Eloilton Cajuhy A vida, sua família, momentos do seu cotidiano. Seja grato aos aprendizados, por suas conquistas e tudo aquilo