Cine São José, uma memória viva

FONTE: Minha Cidade - Senhor do Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Grande empreendimento dos irmãos Francisco, Arnaldo e Juvenal Esteves, o Cine Theatro São José foi inaugurado oficialmente em dezembro de 1927. O edifício, projetado pelo bonfinense Gustavo Umbuzeiro, com a colaboração de Álvaro da Cunha Melo, tinha a capacidade para 800 espectadores, sendo na época considerado uma das principais casas de espetáculo do interior da Bahia.

Em seu auge, a casa abrigou exibições de mágicos, ilusionistas, transformistas, sessões de cinema e peças teatrais de autoria, dirigidas ou estreladas por conterrâneos como Francisco Simas, Celina Ferreira, Zé de Almerinda, Aldair Sena Gomes e Padre Walter.

Também foi palco de apresentações musicais de artistas de renome nacional como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Emilinha Borba, Nelson Gonçalves, Coronel Ludugero, Altemar Dutra e Raul Seixas.

Além dos filmes, peças teatrais e shows musicais, o Cine São José foi espaço para o destaque de bonfinenses que dirigiram a casa de espetáculo como Aldair Sena Gomes, Alfredo Gandur Dacach e Marieta Machado Oliva, os funcionários Cremilda, Elza, Rosinha, Nice, Terezinha, Romo, Rubens, Zuza Queiroz e o inesquecível Mudo.

Foto: Acervo Correio do Bomfim

Fonte: Bonfim: Passado e glória (Luiz Alves dos Santos Filho) & Os Dramas de José Carvalho: Ecos do Melodrama e do Circo-Teatro no Sertão Baiano (Reginaldo Carvalho)

Veja também