Cesol Piemonte da Diamantina e Munícipios avança fortalecendo a Economia Solidária

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Ascom/Cesol

Com objetivo de promover o fortalecimento, capacitação dos empreendimentos econômicos solidários e o desenvolvimento de estratégias para comercialização e consumo de bens e serviços, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Piemonte da Diamantina e Munícipios encerrou 2021 executando com sucesso as metas projetadas.

O Cesol PD e M alcançou todas as diretrizes estabelecidas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre), que prima por elevar a geração de trabalho e renda baseado nos princípios do associativismo e do cooperativismo.

O projeto finalizou integralmente o segundo semestre estabelecido no contrato de gestão da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia – ADESBA, responsável por gerir o Cesol PD e M.

No período foram acompanhados 20 Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). As equipes do Cesol atenderam 07 dos 15 municípios de sua abrangência (presença em quase 50% da cobertura territorial).

As ações contemplaram empreendimentos nos municípios de Jacobina, Mirangaba, Caém, Senhor do Bonfim, Andorinha, Antônio Gonçalves e Jaguarari.

O total de famílias diretamente atendidas nos 20 EES foi de 257, ou seja, beneficiários diretamente atendidos, os quais representam um total indireto de 933 membros familiares envolvidos.

Uma característica relevante da área de atuação do Cesol PD e M é a sua atuação em três Territórios de Identidade: Piemonte da Diamantina (09 municípios), Piemonte Norte do Itapicuru (05 municípios) e Chapada Diamantina (01 município).

As atividades em campo levam serviços de pesquisas e atividades com vistas a promover os empreendimentos atendidos de informações e técnicas gerenciais e mercadológicas para alcançar os objetivos propostos pelo trabalho de assistência técnica.

Para o início de 2022, as metas pactuadas e os serviços previstos para o terceiro semestre (23/12 a 23/03/22) projetam alcançar mais 26 EES. Os novos empreendimentos associativos e solidários serão atendidos conjuntamente com os atuais assistidos pelos técnicos do Cesol.

O Centro Público de Economia Solidária está situado na Praça Luís Viana (Campo do Gado), 118, centro, Senhor do Bonfim. No mesmo endereço está localizado o Empório do Piemonte, loja fixa para comercialização dos produtos da Economia Solidária.

Veja também