Cadastro Positivo pode ser alternativa de crédito para bons pagadores

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Professor de Economia fala sobre vantagens e desvantagens de se cadastrar no sistema do Serasa

Página 1 Comunicação

Já está valendo em todo o país, o Cadastro Positivo, um programa do SPC Brasil que reúne as informações de pagamentos dos brasileiros. Os dados levam em conta toda a vida financeira dos inscritos.

O sistema constrói um histórico para ser avaliado pelo mercado, fazendo com que o consumidor possa receber mais créditos, a partir de um bom histórico de pagamento.

Para o professor de Economia do Centro Universitário Internacional Uninter, Rodolfo dos Santos Silva, a plataforma é um incentivo a mais para os bons pagadores. ‘‘O Cadastro Positivo foi construído para que os consumidores tenham um interesse maior pela obtenção de um maior volume de crédito e, consequentemente, a ampliação do consumo’’, diz.

Além do Brasil, o sistema também é utilizado em mais 69 países. Para Silva, o cadastramento pode ser uma alternativa positiva para a segurança não só dos consumidores. ‘‘Existe a necessidade de adaptação a esse novo modelo da atual conjuntura econômica brasileira. Espera-se que com ele, as lojas, bancos e o comércio possam ter maior segurança para conceder empréstimos a um número maior de pessoas, tanto físicas, como jurídicas e, como consequência disso, o fomento ao consumo e ao aquecimento da economia’’, afirma.

Além da vantagem para a economia, o consumidor pode ter juros menores em empréstimos, se seu score – pontuação do histórico de pagamento – estiver com um número considerado bom. ‘‘A principal vantagem para a pessoa física está no fato de que ela, como boa pagadora, poderá obter crédito com juros mais baixos do que aqueles aplicados no mercado. Também, para a pessoa física que não consegue comprovar renda, seu histórico de compras e pagamentos poderá abrir portas para obtenção de créditos’’, conta o professor.

Para Silva, a única desvantagem é para o consumidor que costuma não pagar em dia suas contas.

Veja também