Bonfim: Projeto de extensão da UNEB realiza mais um encontro de formação em Educação do Campo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)

Painéis, mesas, discussões e mística fizeram parte do segundo encontro de formação promovido pelo projeto de extensão “Ciclos de diálogos Interinstitucionais sobre Educação do Campo” do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, realizado na última quinta (04) e sexta-feira (05) em Senhor do Bonfim. O evento contou com a participação de representantes de 12 municípios que integram os Territórios Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina e Sertão do São Francisco.

No encontro foram discutidas diversas temáticas que giram em torno do campo e da Educação do Campo como: agroecologia, economia solidária, desenvolvimento territorial, disputas no Semiárido, relações de gênero e empoderamento das mulheres do campo, temáticas necessárias para promover uma ampla articulação interterritorial, de modo a dialogar, ampliar e aprofundar a discussão sobre a demarcação da Educação do Campo como área de conhecimento indispensável para o desenvolvimento dos territórios de identidade do Semiárido.

De acordo com o coordenador da Unidade de Gestão do Pró- Semiárido do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Cleiton Lin, esse momento de discussão e aprendizagem é importante, pois “apresenta a perspectiva do desenvolvimento territorial não só como espaço geográfico, mas um espaço de articulação de diversas dimensões políticas, econômicas, sociais, culturais, ambientais e também institucionais, a partir dessa articulação que potencializa ações fomentadoras do desenvolvimento local que amplia as condições para que os sujeitos possam participar e se empoderarem”.

No encontro também foi discutido sobre a mulher do campo e a sua invisibilidade. Nesse sentido, Layane da Silva, membro do Conselho Municipal da Mulher de Senhor do Bonfim, destacou que todas as políticas e equipamentos são direcionados à população da sede, enquanto que a mulher do campo, da área rural, encontra-se desassistida. “Então precisamos levar essa discussão para todos os espaços para que essa mulher desperte, para que saiba que tem com quem contar”, ressaltou Layane.

A coordenadora da Câmara Técnica de Mulheres do TIPNI, Cristina Viana, frisou que “discutir educação do campo para a mulher do campo é algo que ainda está no período da infância. Precisamos mostrar que nós mulheres temos conhecimento, e fazê-lo chegar a essa sociedade que quer continuar nos reprimindo e nos invisibilizando”.

A coordenadora do projeto, Maria Elizabeth Souza destacou que o encontro “trouxe discussões que são imprescindíveis no processo de compreensão da Educação do Campo, um eixo articulador que diz respeito ao viver dos sujeitos do campo. Portanto, esse é um momento fundamental para o Campus VII da UNEB que tem protagonizado esta discussão acerca da Educação do Campo, inclusive na perspectiva da educação básica”.

O projeto de extensão “Ciclos de diálogos Interinstitucionais sobre Educação do Campo” segue com encontros de formação até o mês de setembro.

Veja também